TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa sobre Criatividade e Inovação

Por:   •  18/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 5

Pesquisa sobre Criatividade e Inovação

                

[pic 2]

Pesquisa apresentado ao Curso de Marketing da Universidade Anhembi Morumbi como requisito da disciplina Criatividade e Inovação.

Professor: Maeda

Aluno: Fabio Luiz Cavaleiro – RA: 20138479

INTRODUÇÃO

A Inovação é visto como um fator condicional para criar, manter e crescer em mercados cada dia mais concorridos, para as grandes empresas se manterem e ampliarem sua participação mercadológica, elas descobriram novas formas e se reinventaram se transformando e até mudando sua própria cultura organizacional.

Pretendo apresentar nessa pesquisa, alguns case de sucessos de empresas que criaram e inovaram no mercado corporativo.

Mas afinal, o que é criatividade?

Uma das definições para terminologia, descritas pelo dicionário Houaiss é “inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico” (HOUAISS, 2009). 

Criatividade é a capacidade de construir alternativas, ser criativo está fortemente vinculado à capacidade de compreender o mercado e propor soluções que mantenham e valorizem uma marca, que a façam capitalizar e obter lucro.

‘Inovação’ O que seria?

Para Jobs, a inovação “não tem nada a ver com a quantidade dólares que se investe” numa empresa. “não é questão de dinheiro. É a equipe que o empreendedor tem sua motivação e o quanto compreendem do negócio” (KAHNEY, 2009, p. 162).

A inovação, enquanto fenômeno sociológico está ligado à capacidade de comunicar valor às pessoas, de estabelecer conexões psicológicas excelentes e superiores às dos concorrentes, enfim, fazer com que o cliente esqueça-se de outras marcas. (HUXLEY, 1936, apud LOCKE, 2002, p.79).

Resumindo a criatividade é um processo individual, já a inovação é um processo coletivo, por isso temos o costume de falar, ‘fulano é muito criativo’, ‘aquela empresa é muito inovadora’.

A inovação exige constantes observações, análises e críticas do que já existe, acreditando que aquilo que é considerado bom pode ainda melhorar.

Case de Sucesso - (Universidade Anhembi Morumbi).

O tema criatividade e inovação me faz lembrar o slogan da Universidade da Anhembi Morumbi, “uma Universidade mundialmente criativa e inovadora”. Em sua página principal encontramos o seguinte texto;

“Inovar requer ousadia e coragem, mas acima de tudo sabedoria. É preciso valorizar as experiências adquiridas no passado, perceber todas as nuances da realidade que o presente coloca e, finalmente, estar atento às mudanças e às oportunidades que o futuro reserva.

Em 1970, a Anhembi Morumbi nascia como a primeira faculdade do Brasil a oferecer curso superior na área de Turismo. Naquela época, muitos não entendiam a amplitude do segmento de Turismo, nem mesmo sua importância para a economia do País. Conceitos como potencial turístico e hospitalidade foram introduzidos. E o mais importante: foi iniciado um processo efetivo de qualificação profissional, cada dia mais valorizado pelo mercado de trabalho.

Desde então, o pioneirismo marca a história da Anhembi Morumbi, determinando mudanças profundas também nos rumos do ensino superior brasileiro. São muitos os exemplos de cursos inéditos lançados pela Instituição, entre eles, Gastronomia, Quiropraxia, Design Digital e Aviação Civil – áreas nas quais se tornou referência de ensino. ”

http://portal.anhembi.br/institucional/

A Universidade Anhembi Morumbi tem em sua essência a inovação, foi a pioneira no lançamento de muitos cursos, apostando alto em mares nunca antes navegado. Seguindo sempre em direção as reais necessidades do mercado.

Mas, não é sobre esse formato de inovação que vou descrever, quero lhes apresentar uma ação estratégica que a Anhembi Morumbi vem aplicando e que está fazendo toda diferença nesse momento de recessão no mercado.

INOVAÇÃO 1 – ‘Orientação Profissional’  

A Universidade Anhembi Morumbi, percebeu que os números de alunos desistentes nos primeiros semestres superavam os 35%. Impactando diretamente nossos resultados. Pensamos, O que fazer?

Partimos então do princípio, saímos para a rua e fizemos diversas pesquisas de mercado, vimos que esse número por incrível que pareça é um fator até já esperado por outras Universidades. O que nos fez pensar em outra pergunta. Como resolver essa equação? Se é esperado o que essas faculdades estão fazendo?

Descobrimos então como as outras Universidade resolviam essa questão, ficamos chocados com o que descobrimos e com a pratica aplicada. Eles simplesmente superlotam as salas de aula, entrei em salas com 140 alunos, professor dando aula de microfone e uma bagunça dê generalizada na sala de aula. Percebemos que essa solução não serviria para nossa realidade, nem hoje e nem nunca. Precisávamos então pensar em algo e rápido.

Pesquisando os principais motivos dos cancelamentos, descobrimos que o motivo número um é a não identificação do curso, seguido claro pelo motivo financeiro. Foi aí que surgiu o projeto chamado ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (212.9 Kb)   docx (542.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com