TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DESCRITIVA DO LIVRO: PESQUISA SOCIAL: TEORIA, MÉTODO E CRIATIVIDADE

Artigos Científicos: RESENHA DESCRITIVA DO LIVRO: PESQUISA SOCIAL: TEORIA, MÉTODO E CRIATIVIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  2.693 Visualizações

Página 1 de 6

RESENHA DESCRITIVA DO LIVRO: PESQUISA SOCIAL: TEORIA, MÉTODO E CRIATIVIDADE

São Luis, MA

2010

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO ........................................................................................... 03

2 DESENVOLVIMENTO ....................................................................................04

4 CONCLUSÃO ...................................................................................................06

5 BIOGRAFIA .....................................................................................................07

6 BIBLIOGRAFIA ...............................................................................................08

APRESENTAÇÃO

Esta obra apresenta métodos para desenvolver um projeto de pesquisa, explicando o papel da ciência enquanto instrumento de pesquisa para o conhecimento da realidade.

DESENVOLVIMENTO

O ser humano sempre teve a preocupação com o conhecimento da realidade dentro dessa preocupação houveram varias maneiras de tentar descobri-lo, através das religiões, ciências, filosofia, artes e poesia, para tentar dar significado a existência individual coletiva. A ciência é a forma hegemônica de construção da realidade, com um único critério de verdade, utilizando de conceitos, métodos e técnicas. Mas ela também tem varias contradições e conflitos, uma dessas contradições é o grande embate sobre a cientificidade das ciências sociais em comparação com as ciências da natureza. As cientificidades contem diversas maneiras concretas e potenciais de realização.

A pesquisa social não envolve uma objetivação, porque envolve os seres humanos, escapando assim a esta possibilidade, levando assim a subjetivação. A pesquisa social é algo que se pode sentir que após a progressão, elabora critérios cada vez mais precisos, o objeto das ciências sociais é essencialmente qualitativo.

Para desenvolver uma teoria o método se faz necessário. Para Thomas Kuhn é necessário a quebra dos paradigmas, pois só assim haveria uma revolução e colocaria em discussão teorias e métodos. A pesquisa embora sendo uma pratica teórica, ela vincula pensamento e ação. A teoria colabora para esclarecer melhor o seu objeto de investigação.

A pesquisa qualitativa, com o universo de significados, crenças, valores e atitudes, aprofunda-se no mundo dos significados em um lado que não pode ser percebido e nem captado nas equações, médias e estatística. A diferença entre pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa é que primeiro trata mais de estudar coisas exatas que podem ser visíveis, ecológicas, morfológicas e concretas, e a segunda trata-se da intuição e do subjetivismo. Essa duas partes se completam e correspondem a uma postura teórica e se opõem a outras correntes de pensamentos como, o positivismo. Dessa forma o qualitativo e o quantitativo compreende uma relação intrínseca de oposição e complementaridade entre o mundo natural e social, o pensamento e a base material.

O ciclo de pesquisa é diferente da poesia e arte, pois esta se fundamentando em métodos e técnicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com