TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DESCRITIVA DO LIVRO: PESQUISA SOCIAL: TEORIA, MÉTODO E CRIATIVIDADE

Exames: RESENHA DESCRITIVA DO LIVRO: PESQUISA SOCIAL: TEORIA, MÉTODO E CRIATIVIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/12/2014  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  3.656 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo II

O projeto de pesquisa como exercício cientifico e artesanato intelectual

Neste capítulo a autora Suely Ferreira Deslandes, aborda que para um bom trabalho é preciso muita pesquisa e criatividade e também a utilização das tecnologias que irão contribuir no processo de pesquisa.

O projeto de artesanato intelectual é denominado um artefato, devido não surgir de forma espontânea e pela experiência e conhecimento do mundo do pesquisador, porém, dizia o sociólogo americano Wright Mills (1972) os pensadores mais admiráveis não separam seu trabalho de suas vidas.

A autora também ratifica que existem três dimensões importantes para elaborarmos um trabalho cientifico, sendo dimensão técnica que se refere às regras para construção de um objeto. A dimensão ideológica aborda as escolhas feitas pelo pesquisador a partir de bases teóricas. E dimensão cientifica que articula as duas dimensões anteriores à pesquisa cientifica, e busca ultrapassar o censo comum que resume na construção da realidade. Neste capitulo, podemos articular propostas, ou seja, planos para pesquisa cientifica, lançar perguntas para serem respondidas ao decorrer da produção do trabalho.

Capitulo III

Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta.

Minayo enfatiza que essa fase é exploratória do projeto de pesquisa, pois nesse estágio o pesquisador já sabe e tem toda base inicial do que se deve pesquisar logo após o início do trabalho de campo, o pesquisador não pode se contentar com uma única resposta, o mesmo deve ter como qualidade a curiosidade.

A autora alerta que o pesquisador não deve ser formalista que se apegue a letra de seu projeto e nem tão pouco empirista para quem a realidade é o que vê a “olho nu”. A autora enfatiza alguns objetos de estudo dentre eles está o diário de campo denominado um instrumento de muita importância, pois nele podemos fazer anotações, dá informações além que serão utilizadas na análise qualitativa.

Neste capitulo a autora enfatiza a importância da entrevista no trabalho cientifico e enfatiza que a mesma é classificada em sondagem de opinião, onde o entrevistado responde as perguntas estruturadas do pesquisador. A entrevista semiestruturada o entrevistado pode articular as informações sem este totalmente preso à questão proposta.

A entrevista aberta ou em profundidade, neste tipo de entrevista o informante fala livremente as informações, aprofundando-se nas reflexões. Na entrevista focalizada o entrevistado só contribui em responde o que for necessário. E por fim a pesquisa projetiva onde podemos usar vários recursos como imagens, redações dentre outros matérias.

Capítulo IV

Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa

Romeu Gomes enfatiza que o foco principal da pesquisa qualitativa é principalmente a exploração do conjunto de opiniões e representações sociais sobre o tema que pretende investigar. Em relação à análise e interpretações o autor Wolcott (1994) diz que não se diferencia essas duas expressões, segundo o mesmo na análise o proposito é ir além do descrito.

O livro Pesquisa Social tem grande importância para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com