TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa sobre NETSHOES

Projeto de pesquisa: Pesquisa sobre NETSHOES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos fazer um estudo sobre a empresa NETSHOES. Vendo como é estratégia da empresa, faturamento, marketing e estrutura. Atendendo também a proposta do trabalho respondendo as questões.

A NETSHOES foi fundada em 2000 como uma sapataria sendo uma loja física. Cresceu e colocou uma filial dentro de um shopping, como toda empresa que cresce os custos também aumentam, com os custos altos os proprietários não tiveram alternativa a não ser fechar. O estoque foi parar no quarto, daí a idéia de começar a vender na internet. Na última década ela se transformou em uma das empresas que mais crescem no país. Ela se destaca dentre as outras empresas do comércio eletrônico por ser a única que vende somente um tipo de produto, artigos esportivos, e de não ter nenhuma loja física é apenas seu site.

O serviço de call Center conta com um grupo de professores de educação física para orientar melhor os consumidores na hora de troca de mercadorias. É uma das 15 empresas de comércio eletrônico a receber o conceito ÓTIMO no Reclame Aqui.

A fórmula de a netshoes crescer tanto é a combinação de tecnologia e dinheiro investido em marketing. Começou em 2010 com propagandas televisivas, 2011 estampou camisas de time de futebol como Santos e Cruzeiro. Há também um grande gasto com publicidade on line. Em 2011 chegou a ser a maior anuciante da internet brasileira.

2 DESENVOLVIMENTO

1ª Questão

“Marcio Kumruian criou, em uma década, uma das maiores varejistas online do país, a Netshoes. A empresa, que fatura 1,2 bilhão de reais, prepara-se para abrir o capital nos Estados Unidos. É o começo da fase mais desafiadora de sua história...”. Kumruian utilizou experiência profissional e capacitação para formar o grande negócio que tem hoje.

Nas nossas aulas, falamos das atribuições de um Gerente de Produtos, ou daquele responsável por direncionar as ações dos principais produtos da empresa, o que Kumruian fez muito bem. Das atribuições estudadas nas aulas, cite pelo menos 03 delas que vocês julguem serem as mais importantes.

RESPOSTA:

A gerência de produtos é caracterizada como o conjunto de atividades que visa criar, lançar e manter bens e serviços no mercado. As principais características de um gerente de produção são:

1) Elaborar um plano atual de marketing na linha de produtos. Verificando assim o que há de mais moderno, concorrentes.

2) Planejar e coordenar as pesquisas de marketing dos produtos, atividades relacionadas com os produtos. Se a execução da ação de propaganda, promoção e merchandising estão de acordo.

3) Realizar teste de mercado, recomendar retiradas e/ou troca de produtos se houver algum erro. Ter contato com clientes, fornecedores, distribuidores para realização de apoio pós vendas.

2ª Questão

“Para atrair visitantes para seu site, a Netshoes usa um programa que reconhece o perfil de cada usuário. Ao perceber que um internauta se interessa por boxe, por exemplo, esse programa usa os espaços publicitários comprados pela Netshoes em diversos sites para oferecer luvas”. É óbvio que isso facilita a comunicação da empresa com seus clientes, e o interesse, além da venda, é “doutrinar” o cliente a sempre comprar deles. Na Escala de Lealdade estudada em nossas aulas, que define quais os tipos de clientes de uma empresa, vimos 05 tipos de clientes. Cite 03 desses tipos e suas características.

RESPOSTA:

No cenário atual, todo empreendimento deve encantar seu cliente oferecendo produtos de alta qualidade a preço acessível, eficaz, resposta imediata e as devidas soluções para os problemas e dúvidas proveniente do uso da mercadoria. Existem 05 tipos de clientes: potencial, experimentador, eventual, fiel e advogado. Características:

POTENCIAL: possíveis compradores que podem se beneficiar do seu produto/serviço; talvez conheça seu negócio, mas nunca compraram de você; tem potencial financeiro e poder de decisão para compra; busca informações sobre produto; detectado através de segmentação de mercado.

EXPERIMENTADOR: clientes que realizam a primeira compra e passaram a conhecer o produto/serviço; compra em pequena escala; sua satisfação determinará a continuidade do relacionamento com a organização; hora da verdade/ momento da avaliação.

EVENTUAL: satisfeitos, repetem a compra, mas não concentram a maioria do volume comprado naquela marca específica.

FIEL: clientes que concentram a maior parte das compras do produto/ serviço na mesma marca; adoção da marca/ produto.

ADVOGADO: compra continuada; desenvolvem envolvimento emocional com a marca; indicam a outras pessoas; “entusiastas da marca”, produzem efeito boca-a-boca; defendem a empresa de ações negativas.

3ª Questão

Fazendo uma avaliação do texto em questão, percebemos o quanto é importante uma estratégia para a sobrevivência de uma organização mesmo ela estando numa fase “ímpar” de crescimento. Os momentos de avaliação dos rumos são constantes e quanto mais ela cresce mais aumentam os problemas. De acordo com a metodologia da Matriz SWOT, cite 03 pontos fortes, e pontos fracos, 03 ameaças e 03 oportunidades da empresa Netshoes.

RESPOSTA:

Pontos fortes:

 Maior varejista online do país de artigos esportivos;

 Empresa 100% online;

 Compromisso com qualidade de seus produtos;

 Compromisso com prazo de entrega;

 Bom preço de produtos;

Pontos fracos:

 Pouca margem de lucro;

 Crescimento da empresa aumentou despesas;

 Cortou despesas com marketing;

Ameaças:

 Alta concorrência;

 Alguns clientes insatisfeitos;

 Aspectos econômicos: mudança de renda, inflação...

Oportunidades:

 Aspectos competitivos: explorando possíveis vantagens competitivas da empresa;

 Aproveitando-se do erro de outros concorrentes.

 Satisfação de novos clientes;

3 CONCLUSÃO

4ª Questão

A Netshoes utiliza um modelo de negócio com custo reduzido em relação as demais empresas que atuam no segmento de artigos esportivos. A empresa faz análise de seus custos para apurar seus resultados e na hora de precificar seus produtos?

RESPOSTA:

Acredito que, eles colocam uma margem de pouco lucro, para ganhar de seus concorrentes através do volume de vendas, juntamente com a boa qualidade dos produtos.

Penso que a Netshoes usa a estratégia de redução de percentuais de lucro em alguns produtos (ou lucro zero), com intuito de chamar atenção de novos clientes. Assim, a empresa ganha menos lucro em alguns produtos e mais em outros. Daí o sucesso financeiro pela composição de venda de todos os produtos vendidos.

REFERÊNCIAS

Marques, Marcos Roberto. Fundamentos de Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

Lima, Rinaldo José Barbosa. Diagnóstico Organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

...

Baixar como  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »