TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim 7 - Natura

Monografias: Pim 7 - Natura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Neste novo projeto integrado multidisciplinar, o objetivo foi pesquisar três setores fundamentais dentro da nova política mundial das empresas, que são eles, Desenvolvimento Sustentável, Logística Integrada e Gerenciamento de Sistemas de Informação.

A empresa que iremos apresentar é considerada a 4ª Marca mais valiosa do Brasil no setor de cosméticos, é uma empresa que desde muito antes de se falar em sustentabilidade já vinha desenvolvendo seus produtos com o propósito de bem estar ambiental, essa empresa é a Natura.

Pesquisamos sobre as estratégias de logística que a empresa utilizou para alcançar seus objetivos de atender a demanda do mercado nacional, expandindo esse conhecimento também para a América Latina. No setor de TI iremos mostrar um pouco como a empresa mudou o seu foco para melhorar a comunicação com seus clientes, fornecedores e consultoras. E por fim iremos falar sobre a sustentabilidade.

Os resultados foram muito satisfatórios, muito além até do que estávamos esperando.

Nossa pesquisa baseia-se em sua maior parte em informações extraídas do website da Natura, também utilizamos as apostilas fornecidas pela Universidade Paulista – Unip.

Palavras-chave: Natura, Logística, Desenviolvimento, Sustentabilidade, Estratégias, Pesquisas, Sistemas, Gerenciamentos.

ABSTRACT

In this new multidisciplinary integrated project, the aim was to investigate three key sectors within the new political world of business, what are they, Sustainable Development, Integrated Logistics and Management Information Systems.

The company will present is considered the 4th most valuable brand in Brazil the cosmetics industry, is a company that since long before they speak on sustainability has been developing their products for the purpose of welfare environment, this company Natura.

Searched on logistics strategies that the company used to achieve their goals to meet the demand of the domestic market, expanding this knowledge also for Latin America. In the IT sector will show a bit as the company changed its focus to improve communication with their customers, suppliers and consultants. Finally we will talk about sustainability.

The results were very satisfactory, even beyond what we were expecting.

Our research is based mostly on information extracted from the website of the Natura also used the handouts provided by Universidade Paulista - UNIP.

Keywords: Natura, Logistics, Desenviolvimento, Sustainability Strategies, Research, Systems, Managements.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 7

2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA 7

3. GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 7

3.1 Sistema Financeiro – área comercial 7

3.2 Sistema Industrial – área de produção e logística 8

3.3 Tecnologia da Informação 8

3.4 Sistemas de Comercio Internacional – SISCOMEX 9

4. LOGÍSTICA INTEGRADA 10

5. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 10

6. CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 11

1. INTRODUÇÃO

2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A Natura iniciou suas atividades em 1969 como uma modesta loja de cosméticos e de consultoria personalizada de tratamento de beleza com sete funcionários. Em 1980, eram 200 funcionários e 2 mil consultoras espalhadas pelo país para a revenda de produtos e consultoria de tratamento. Chegou a 1990 com 1800 funcionários e 50 mil consultoras, e inicia 1997 como a maior empresa brasileira de cosméticos, com 3 mil funcionários, 145 mil consultoras no Brasil e cerca 10 mil na América Latina.

Nos últimos 10 anos, saltou de um faturamento de US$ 76 milhões anuais para US$ 836 milhões em 1996 com 61 milhões de unidades vendidas, graças a uma base sustentada no desenvolvimento tecnológico de produtos de última geração no segmento de higiene pessoal.

Parte significativa desse faturamento está sendo utilizada em pesquisa e desenvolvimento, visto em 1996 ter lançado praticamente um novo produto a cada três dias.

A Natura recebe cerca de 10 mil pedidos de produtos por dia, feitos por suas consultoras de todas as regiões do país, e detém hoje expressiva participação no mercado de cosméticos em geral.

3. GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Nesta disciplina iremos apresentar alguns conceitos e princípios dos sistemas de informação da empresa Natura.

3.1 Sistema Financeiro – área comercial

Os sistemas de informação da empresa rodam em plataforma SAP (System, Applications and Products in Data Processing), o que facilita muito a comunicação com clientes e fornecedores que também utilizam essa plataforma.

Para os que não estão em plataforma SAP, existe um projeto de redesenho e migração desses sistemas para plataformas mais robustas que terá o SAP como “backbone”.

A empresa acredita que, a partir de tal migração, eles podem ter um ambiente de sistemas integrado e preparado para expansão e fácil adaptação que permitirá acompanhar as melhores práticas de mercado.

3.2 Sistema Industrial – área de produção e logística

A Natura adotou um modelo flexível que permite que suas consultoras façam quantos pedidos quiserem por mês

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com