TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Organizacional

Monografias: Plano Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  2.786 Palavras (12 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

A Comunicação Organizacional tem como o objetivo o processo de entendimento, responsabilidade e comprometimento com os valores organizacionais. A Comunicação permite a aproximação das pessoas, profissionais e processos remotos.

Uma organização é composta por vertentes de comunicações. Nesta avaliação, será avaliada a Comunicação Administrativa, Comunicação Interna, Comunicação Mercadológica e Comunicação Institucional, dentro da Valtom, uma líder no mercado de vinhos.

Como objetivo desta avaliação, será analisado o processo de comunicação da empresa frente ao seu publico interno e externo. Será analisado os métodos e ferramentas que serão implantadas para transmissão de informações interna e externamente, e suas eficácias e eficiências. As ferramentas de comunicação agem como um amplificador de mensagens entre empresa e público-alvo.

2 ENUNCIADO

Você e sua equipe foram recentemente contratados como administradores de uma destacada vinícola brasileira, cujo nome é Valtom. Essa é líder na comercialização de vinhos, espumantes, frisantes e suco de uva de altíssima qualidade no mercado nacional, bem como é responsável por alguns dos vinhos mais premiados do País. A empresa busca sempre disponibilizar produtos que aliem a qualidade excepcional de suas uvas aos sofisticados métodos de manufatura. Com unidade localizada em Bento Gonçalves (RS), centenária e 100% brasileira, a qualidade dos seus produtos é atestada pelas mais de 200 medalhas já conquistadas em premiações nacionais e internacionais de renome tais como a Expovinis (Brasil), a The International Wine and Competition (Inglaterra), a Challenge International Du Vin (França), a San Francisco International Wine (EUA), entre muitas outras. Porém, ao começar a trabalhar, identificaram alguns problemas. São eles:

3 QUESTÃO A

a) Escolha 4 ferramentas para operacionalizar e dinamizar a comunicação administrativa e a interna de forma eficiente e eficaz. Justifique suas escolhas.

A Comunicação administrativa é responsável pelo fluxo de informações no âmbito das funções administrativa. Esse fluxo pode ser ascendente ou descendente, e tem por relações as atividades da empresa, e por objetivo difundir os ideais como missão, normas, visão e valores da organização. Essas informações podem ser passadas através de:

E-mail: É um meio rápido e barato, pode ser utilizado por qualquer tipo de empresa. A pessoa que vai receber, não precisa está online, elimina as dificuldades de comunicação dentro da organização, a informação é em formato digital, por tanto evita custos com papel e minimiza o tempo de entrega. Esse processo auxilia as distancias existente dentro das organizações e no processo de aprimoramento na comunicação de forma rápida e eficiente.

Intranet: É um dos principais meios de comunicação dentro de uma empresa. É uma ferramenta considerada nova e muito moderna, nasceu no século XXI, proporciona uma rápida circulação das informações, diminuindo a burocracia e custos dentro de uma organização e pode ser adaptada a qualquer tipo de empresa, por isso é ideal para o processo de comunicação da empresa Valtom, facilitando a transmissão de informações de forma rápida e segura.

A Comunicação Interna tem como objetivo o cliente interno. É uma ferramenta estratégica, para viabilizar e interagir a empresa com seus funcionários, que tem por finalidade a motivação e integração dos funcionários. Essa comunicação pode ser através de:

• Reuniões: É uma forma de comunicação eficaz e rica, pois a troca de informações é face a face, de forma direta, possibilitando um olhar mais preciso sobre as reações dos colaboradores no momento em que for as informações são passadas, assim como também ocorre um feedback imediato, para possíveis correções, além de diminuir ao máximo a distância entre funcionários e organização. Essas reuniões podem ser feitas semanalmente, e devem ser realizadas da maneira mais prática possível evitando reuniões chatas e monótonas.

• Caixa de sugestão: É uma ferramenta que tem por objetivo encorajar os funcionários a ter iniciativa, e participarem da vida da organização dando sugestões, e também de exteriorizar sobre suas insatisfações dentro da empresa. Assim proporciona a organização a tomar medidas para facilitar a vida do profissional dentro da mesma. Tem um custo de aquisição barato e o funcionário não precisa se identificar. A empresa tem como forma de consideração dar um feedback aos funcionários sobre os assuntos abordados na caixa de sugestão. Esse feedback pode ser feito nas reuniões semanais que acontecerão dentro da Valtom.

Para que a Valtom introduza essas ferramentas no seu dia a dia, será contratada uma agência de comunicação que apoie a empresa nesta área, visto que dever ser feito por um profissional de comunicação.

O custo desse investimento não é muito alto, visto que são medidas fáceis e baratas de serem aplicadas. O maior investimento é com a agência de comunicação, e mesmo assim é mais conveniente do que contratar um funcionário dessa área para organização. A previsão de investimento é em média de R$ 200.000.00.

4 QUESTÃO B

b) Como está localizada em uma região de turismo intenso, escolha algo para estabelecer diálogo com esse público e aproveitar a oportunidade transformá-lo em futuros clientes.

A Valtom está localizada em Bento Gonçalves (RS), considerada Capital Brasileira da Uva e do Vinho. Seu turismo é diferenciado. Dentro das rotas e roteiros turísticos de Bento Gonçalves, está o primeiro e mais importante destino Enoturístico do Brasil, que proporciona ao turista a contemplação de excelentes estruturas vinícolas e degustação de vinhos, entre outros. A Valtom, que está localizada em uma região de intenso turismo, com a intenção de conquistar futuros clientes abrirá as portas de sua vinícola e fábrica, para passeios em suas instalações possibilitando ao visitante acompanhar todo nosso processo de fabricação, como plantação, colheita, produção e engarrafamento, que será guiado por nosso enólogo responsável pela produção local da Valtom. Ao final do passeio será servido um de nossos mais premiados vinhos, espumantes, frisantes ou sucos de uva para a degustação, fazendo com que o turista conheça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com