TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA OS DIRETORES E GERENTES E PARA O PESSOAL OPERACIONAL

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA  - UNIDERP

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

Nome: Caroline Tourinho Matos

RA: 2838303358

Disciplinas: Processos Gerenciais e Matemática

Tutora: Ana Cristina dos Santos De Aquino

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA OS DIRETORES E GERENTES E PARA O PESSOAL OPERACIONAL.

                                                                  Salvador-BA

2015

Passo 1

Defina uma estrutura organizacional condizente com a atividade econômica da empresa (varejo de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos).

   

A especialização na estrutura funcional citada no estudo de caso, é aquela que corresponde à autoridade estabelecida pela função exercida pelas unidades organizacionais. A referida especialização, faz com que a empresa tenha uma estrutura organizacional delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos por ela e traduz-se em uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas.

No que tange ao Hipermercado Hoterdan, objeto de estudo, percebe-se pela sua complexidade, que a estrutura mais adequada para o alcance do sucesso, é a estrutura formal.

Essa estrutura caracteriza-se por ser planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma, possui ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades; é estável; está sujeita a controle, está na estrutura e possui um líder formal.

Pode-se elencar os pontos positivos desse tipo de estrutura, uma vez que permite a identificação das tarefas necessárias, a organização das funções e responsabilidades, contribui para o fluxo das informações, recursos, e feedback aos empregados,  estabelece medidas de desempenho compatíveis com os objetivos e permite condições motivadoras.

Segue abaixo o Organograma do Hipermercado Hoterdan que reflete a estrutura funcional.

                                                   ORGANOGRAMA

[pic 2]

                [pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

                               [pic 8][pic 9][pic 10]

        

        [pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17]

[pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24]

       

[pic 25][pic 26][pic 27]

Passo 2

Um programa de capacitação e desenvolvimento para os “Diretores e Gerentes”.

O objetivo central desse programa de capacitação e formação é buscar causar impacto e estímulos para mudanças comportamentais e competências técnicas.

Essa capacitação será feita através de treinamentos semestrais com os gerentes e diretores a ser realizada em um hotel da capital e durará 2 dias em cada semestre.

 - Nesses dias serão debatidos temas referentes à conhecimento, habilidades e atitudes.

- Palestra :Como alcançar metas de forma eficaz e eficiente, apresentando “Cases” de sucesso.

- Será oferecido curso de “Coaching” com desdobramentos durante à execução das atividades para períodos de curto prazo.

         Este processo de “Coaching” é direcionado para os diretores, gerentes, gestores e líderes de uma empresa, para que sejam desenvolvidas capacidades e competências para o benefício da empresa. Uma maior produtividade e aumento da satisfação profissional são fruto do coaching executivo.

Como em todos os outros tipos de coaching, é fundamental saber identificar as metas. Sendo esta uma área relacionada com empresas, é igualmente importante saber identificar a missão e os valores da empresa em questão. O coaching executivo transforma o profissional em um líder mais eficaz, capaz de enfrentar situações de stress e de administrar mudanças uma maneira mais efetiva.

coaching executivo visa desenvolver o capital humano e melhorar a qualidade de vida do coachee (cliente / aprendiz), e tem como foco a inteligência emocional, o equilíbrio e a liderança eficaz. Um executivo que tenha sido equipado através desta modalidade de coaching, trabalha melhor em equipe e consegue resolver problemas mais facilmente. Assim, graças ao coaching executivo, as possibilidades são transformadas em realidade e o potencial de um indivíduo é transformado em excelência.

 

Passo 3

Um programa de capacitação/desenvolvimento e motivação para o pessoal operacional.

O planejamento de capacitação/desenvolvimento será composto pelo programa “Crescer Sempre” que terá sua trajetória e cronograma definidos no início do ano. O referido processo só é possível adotar por causa da estrutura formal desenvolvida pelo hipermercado. A empresa visando a valorização e desenvolvimento da dimensão pessoal dos colaboradores em nível operacional fará encontros anuais, através do programa Crescer Sempre que é alinhado à estratégia e às carências da empresa, no qual os colaboradores operacionais são reunidos em um ambiente exógeno à empresa e envolvidos na temática por meio de dinâmicas de grupo, atividades lúdicas e tematizadas. Em outro momento, os Supervisores da empresa também se reúnem para realizar atividades semelhantes e outras diversas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (169.8 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com