TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de negocio

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO DE EMPREENDEDORISMO

Fernanda Nunes

        Izabela Braga

Núbia de Sousa

01 de Junho 2015

Belo Horizonte

PLANO DE NEGÓCIO

Empresa: Sorvetes Sarô Ltda

[pic 1]

I RESUMO EXECUTIVO

A Sorvetes Sarô é uma empresa de pequeno porte, localizada em Belo Horizonte no bairro Prado.

Começando a funcionar com uma fabrica e uma loja para comercialização, com aproximadamente quinze funcionários e seus sócios.

Seus fundadores, através de uma pesquisa na internet, tiveram seu primeiro contato com um tipo de picolé medicinal. Aprofundando seus conhecimentos sobre o segmento, resolveram criar a Sorvetes Sarô, especializada em picolés com propriedades nutricionais, visando atender crianças e adolescentes com baixa imunidade e dificuldade de ingerir alimentos cruciais para saúde.

Pretendendo posteriormente fornecer variados produtos atendendo assim mais perfis de clientes.

Atualmente a fábrica fornece exclusivamente para sua loja principal e ao comércio próximo. Posteriormente, pretendem ampliar o leque de distribuição do produto.

Missão: Promover alegria, bem-estar e saúde com muito sabor para seus clientes.

Visão: Ser reconhecida no mercado, como referencia em produtos de qualidade, diversificados e nutritivos.

II ANALISE SWOT:

Força:

  • Variedade de produtos;
  • Pouca concorrência;
  • Diversidade de pontos de vendas, tanto em lojas próprias, como em pontos de vendas (lanchonetes, restaurantes e supermercados etc);
  • Produtos de qualidade;
  • Pessoal qualificado e treinado para a produção, criação e venda dos produtos.
  • A empresa proporciona um ambiente agradável a seus colaboradores

Oportunidade:

  • Mercado amplo;
  • Baixo custo da produção;
  • Pouca concorrência especializada neste tipo de produto;
  • Divulgação nos meios de comunicação por alimentação saudável;

Fraqueza:

  • Marca desconhecida;
  • Produto diferente do consumidos normalmente podendo não ser aceito;
  • Vendas podem cair no inverno;

Ameaças:

  • Concorrência direta e indireta (Kibon, Sorvetes Salada, Nestle,etc.);
  • Produto novo, pode não ser aceito pelo mercado;
  • A princípio nossa comunicação estará voltada a um publico especifico e não ao geral.

III. OBJETIVOS:

O objetivo da empresa é de atingir o maior público com qualidade e dedicação.

O foco da linha são as crianças e os adolescentes com baixa imunidade e com dificuldade de consumir alimentos mais nutritivos. Pois os sorvetes e picolés da linha Sarô contêm alto índice nutricional para repor as vitaminas e nutrientes necessários para o crescimento e aprendizado dos jovens.

Objetivos à curto prazo: Os objetivos da empresa é de atender Belo Horizonte e região metropolitana, a intenção de divulgar e estabilizar a marca no mercado, aumentando os lucros e diminuindo os custos.

Objetivos à médio prazo: Com a marca fidelizada em Belo Horizonte e região metropolitana vamos aumentar a produção diversificando nossos produtos, como sorvetes, picolés, milk-shakes e frozene com linhas medicinais e não medicinais. Expandir para grande Minas Gerais, com lojas nas suas principais cidades e em locais de revenda.

Objetivos a longo prazo: Atender todo o território brasileiro, instalando lojas da marca nas principais capitais do país, franquiando a marca e padronizando os processos para não perder a qualidade dos produtos e serviços e fornecendo para variados pontos de vendas (restaurantes, lanchonetes, padarias, etc.).

Qualificando e treinando seus colaboradores, tendo assim produtos de qualidade e proporcionando um ambiente agradável, tanto para os clientes como para seus colaboradores.

IV CONCLUSÃO O MERCADO:

O Sorvete Sarô, entra no mercado com uma novidade que são os picolés com propriedades medicinais, atendendo principalmente crianças e adolescentes com baixa imunidade e com dificuldade de consumir alimentos essenciais para saúde.

Os picolés são produtos de baixo custo de produção e de fácil comercialização.

A empresa pretende consolidar a marca e posteriormente diversificar os produtos e ampliando assim seu público alvo. E em médio prazo levar a marca para toda Minas Gerais com lojas próprias e revendedoras.

Posteriormente atingindo todo o Brasil com seus variados produtos tanto medicinais com não medicinais instalando lojas nas principais capitais do país e franqueando a marca padronizando os processos e qualificando seus colaboradores.

A Sorvetes Sarô, pretende atingir todos os objetivos, trazendo ao mercado produtos de qualidade, diversificados e nutritivos.

V - VISÃO EMPREENDEDORA

A sorveteria Sarô com seu produto diferenciado tem como objetivo trazer mais sabor na vida das pessoas de uma forma mais saudável e nutritiva, como função de um complemento alimentar.  Com preços acessíveis, a Sorvetria Sarô deseja se tornar uma referência gastronômica, unindo o prazer, sabor e saúde.

VI - A EMPRESA

Negócio: Produção de sorvetes com ervas medicinais e sorvetes nutritivos, como uma opção terapêutica  e complemento alimentar para a população.

Missão: Promover alegria, bem estar e saúde com muito sabor para seus clientes.

Objetivo: Proporcionar uma vida mais saudável e saborosa.

VII - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

[pic 2]

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]

        [pic 15]

[pic 16][pic 17]

[pic 18]

[pic 19]

[pic 20][pic 21]

[pic 22]

[pic 23][pic 24]

VIII - PESSOAL

Gerente

  • Competência: Supervisiona a empresa, acompanhar o resultado, liderança, gerenciamento de pessoas, planejar, controlar.
  • Responsabilidades: Gerenciar os processos administrativos da empresa, gerenciar o orçamento mensal, acompanhar os resultados.

Assistente Financeiro:

  • Competência: Disciplina, agilidade, cálculo financeiro.
  • Responsabilidades: realizar  as atividades relativas ao contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa. Suporte as áreas de controladoria, Depto. pessoal e ou administrativo. Preparar e manter atualizados todos os controles e informações relacionadas ao contas a receber, contas a pagar, fluxo de caixa.

Assistente de Departamento Pessoal

  • Competência: Conhecimento de departamento pessoal.
  • Responsabilidades: Folha de ponto, conferência de contracheque, seleção, recrutamento e treinamento de pessoas.

Almoxarife

  • Competência: Compete ao Serviço de Almoxarifado, o planejamento, a coordenação, a execução e o controle das atividades relativas ao recebimento, conferência, guarda e distribuição de material de consumo, equipamentos e material permanente.

  • Responsabilidades: Organizar a estocagem dos materiais, de forma a preservar a sua integridade física e condições de uso, de acordo com as características de cada material, bem como para facilitar a sua localização e manuseio. Manter controles dos estoques, através de registros apropriados, anotando todas as entradas e saídas, visando a facilitar a reposição e elaboração. Separar materiais para devolução, encaminhando a documentação para os procedimentos necessários. Controlar os níveis de estoques, solicitando a compra dos materiais necessários para reposição, conforme política ou procedimentos estabelecidos para cada item.

Motorista

  • Competência: Transporte, habilidade para dirigir, ter atenção, paciência, dirigir defensivamente, manter os veículos abastecidos de combustível e lubrificantes,.
  • Responsabilidades: Coleta e entrega de mercadoria

Comprador

  • Competência: Negociação, suprir a organização, assegurar a continuidade de suprimento, comprar eficiente e sabiamente, administrar os estoques, manter relacionamento com os fornecedores,.
  • Responsabilidades: Aquisição de insumos necessários para a fabricação do produto

Supervisor de Produção

  • Competências: Assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos e prazo estabelecidos pela empresa, organizar e atender a logística.
  • Responsabilidades: Planejar, organizar e supervisionar as atividades de produção, dentro das especificações e padrões de qualidade estabelecidos, visando a assegurar o cumprimento dos objetivos da empresa na área comercial. Supervisionar a elaboração dos cronogramas de fabricação, visando a garantir a melhor alocação da mão-de-obra, equipamentos e materiais. Definir os turnos de trabalho necessários para o balanceamento da mão-de-obra, visando a manter o fluxo de produção e maior produtividade dos recursos humanos da fábrica.

Auxiliar de produção

  • Competências: Transformar a matéria prima em produto acabado.
  • Responsabilidades: Realizar com responsabilidade e dedicação a fabricação dos produtos vendidos pela empresa. Trabalhar em conformidade a normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental para que o produto chegue ao acabamento desejado.

Ajudante de produção

  • Competências: Ajudar na transformação de matéria prima em produto acabado suprindo e abastecendo os materiais para esta transformação.
  • Responsabilidades: Auxiliar no abastecimento de matérias primas e demais materiais nas máquinas e/ou equipamentos de sopro, verificando o local e a posição correta para serem alocados. colaborar para a manutenção de programas de qualidade e de segurança no trabalho, seguindo normas e procedimentos preestabelecidos, a fim de garantir o cumprimento da política da empresa, bem como identificando potenciais melhorias, zelar pela ordem, guarda e conservação dos materiais/produtos e equipamentos sob sua responsabilidade, cuidando da limpeza geral dos mesmos e do local de trabalho.

Ajudante de caminhão

  • Competências: Agilidade, disposição, organização e ritmo.
  • Responsabilidades: Atividades Realizar as operações de embarque e desembarque dos veículos, Carregar e descarregar veículos, organizar a carga, auxiliar o motorista nas entregas.

Representante comercial

  • Competências: Ter bom relacionamento, ser estrategista, ser produtivo, ter conhecimento do produto e das regiões para atuação,.
  • Responsabilidades: contato com clientes em potencial para comercialização dos produtos, venda direta, prospectar clientes, executar  visitas.

IX - PRINCIPAIS FORNECEDORES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (222.8 Kb)   docx (855 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com