TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano,programa E Projeto Social

Trabalho Universitário: Plano,programa E Projeto Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE SALVADOR UNIFACS

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

DENISE SANTOS DA CRUZ

ÉRICA LEAL

ROSÂNGELA REGINA C DOS SANTOS

PLANO , PROGRAMA E PROJETO SOCIAL

SALVADOR

2014

UNIVERSIDADE SALVADOR UNIFACS

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

PROF: ANA ELISA

DENISE SANTOS DA CRUZ

ÉRICA LEAL

ROSÂNGELA REGINA C DOS SANTOS

Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina de Sociologia do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Ana Elisa (a) tutor Emanuelle

SALVADOR

2014

INTRODUÇÃO

O presente trabalho falará sobre o segmento do planejamento, abrangendo sobre o planejamento social, serão apresentadas as aproximações que compõe o processo de planejamento e que exige do planejador o movimento de reflexão-decisão-ação. Sabemos que o planejamento social é um instrumento de principal importância para o desenvolvimento de trabalho do profissional de Serviço Social, pois este tem necessidades de conhecer e compreender a realidade do planejamento para que o profissional consiga realizar intervenções com qualidade. O planejamento é um processo racional que precisa de uma seqüência antecipada de tempo não se manifestando em um dado momento, mas sim realizando - se de foram contínua ao longo da história passando por vários estágios.O mesmo é um instrumento de fundamental importância para o crescimento de trabalho do profissional de Serviço Social, pois este tem precisão de conhecer e compreender a realidade do planejamento para que o profissional consiga realizar intervenções com clareza e qualidade.

Fundamentação teórica sobre a importância da implantação dos instrumentos do planejamento (plano, programa e projeto) na prática interventiva do profissional de Serviço Social.

O planejamento social busca empregar de forma harmônica o planejamento estratégico, ampliando a participação dos vários níveis profissionais existentes dentro da sociedade. Nesse caminho, a tomada de decisão se torna elemento fundamental, pois corresponde com as diferentes escolhas dentro do processo. Um elemento importante no planejamento social é a operacionalização, onde relaciona as atividades necessárias para efetuar as decisões tomadas. Nessa fase o planejador social o assistente social deve acompanhar a implantação, o controle e a avaliação do planejamento do projeto social que o mesmo ira inseri se em determinada instituição pública ou privada. O planejamento é um processo contínuo e dinâmico, tendo o planejamento como uma disposição de planejar o movimento de reflexão-decisão-ação que o caracteriza. São elas:

aproximação,Reflexão,Delimitação do objeto/reconstrução do objeto; Estudo de situação; Construção de referenciais teórico-práticos, Levantamento de hipóteses preliminares e Coleta de dados. Para Marx, o ato de planejar é de natureza do ser humano, pois somos seres dotados de uma certa consciência que é capaz de antecipar o ato que pretende realizar, o ser humano projeta em sua mente o ato para depois executar, ou seja, o ser humano é diferente de qualquer outro animal, pois antes de executar qualquer ato ele planeja em sua mente.

ASSIM segundo Marx. "O fato, portanto, é o seguinte: indivíduos determinados, que como produtores atuam de um modo também determinado, estabelecem entre si relações políticas e sociais determinadas. É preciso que, em cada caso particular, a observação empírica coloque necessariamente em relevo? empiricamente e sem qualquer especulação ou mistificação - a conexão entre a estrutura social e política e a produção."( MARX ,,1996,P.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com