TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Nacional De Educação Ambiental E Contrução Da Cidadania: Desafios Comtemporaneos

Relatório de pesquisa: Politica Nacional De Educação Ambiental E Contrução Da Cidadania: Desafios Comtemporaneos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

A educação ambiental sempre enfrentou dificuldades de aceitação por parte das autoridades competentes. Esta resistencia de dá por somente haver a preocupação com emissão de poluentes em nossa história recente, o historico de reconhecimento brasileiro somente passou a existir na decada de 90, onde houve a aprovação da Lei 9795, em 1999. Lei esta que institui definitivamente a Politica Nacional de Educação Ambiental.

Tendo em vista que nossa historia com debates sobre o problema ambiental mundial se iniciou nos anos 70, com a Conferencia Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em Estocolmo e se espalhando ao redor do globo, passou se muito tempo até que a população e sua industria se desse conta da importancia de se discutir e seguir melhores praticas de consumo e descarte de residuos. Levamos cerca de duas decadas para que a instituição da Politica que obriga e fiscaliza industrias e as pune financeiramente devido a sua degradação ambiental.

Nossa linha do tempo demonstra de que forma e como o cenário de preocupação e ações se deram ao longo dos anos. Inicialmente nos anos 70 a visão sobre a preservação do meio ambiente chega a ser romantica e naturalista, incentivando e defendendo que estamos muito distantes da natureza ,ou seja, deveriamos reestabelecer este elo que perdemos a chegada do chamado “progresso”. Já no Brasil especificamente, passavamos por momentos tubulentos na politica com o a ditadura militar em que não poderiamos levantar discuções sociais e educacionais com o risco de sofrermos retaliação, e na maioria das vezes, retaliação fisica ao estarmos taxados como comunistas. Enfim, foi um periodo dificil em todas as areas de discussão comportamental brasileira.

O anos 80 nos trouxeram mudanças na politica com a retomada da democracia, antes mesmo que tivessemos a nova Contituição de 1988, houve a instituição da Lei 6938 em 1981. Houve ainda o inicio de uma discussão importante, iniciou-se o debate sobre como iriamos intruduzir a educação ambiental na grade escolar. Todo o pais via esta importancia, houve uma grande expansão na educação ambiental e esta se consolidou com a inserção em agendas nacionais de debate. Este movimento cresceu somente com a retomada da democratização permitindo a criação e crescimento de grupos de defesa ambiental.

Já nos anos 90 o PCN (Parametro Curricular Nacional) deixou de forma um pouco mais clara quais ações a serem tomadas quanto a educação ambiental brasileira. Desta forma todo o conhecimento foi disseminado fazendo com o que houvesse uma proliferação de ONGs (Organizações não Governamentais) ambientalistas e fazendo com que toda a cultura da preservação se torna-se um fenomeno social.

Desde então a sociedade como um todo vem mudando a sua visão sobre a comservação ambiental, deixou-se de acreditar que o meio ambiente deveria ficar simplesmente intocado e passou-se a ser identificada formas de exploração sustentavel.

Exploração sustentavel deve ser garantida desde quando se extrai a materia prima para fabricação de produtos ou consumo proprio até a utilização final desde, ou seja, até o descarte pelo consumidor final. Politicas de locais de extração, descarte de residuos até transporte da carga são auditadas nas industrias para que se garanta o menor impacto possivel com a fabricação de bens de consumo. As normas responsaveis por certificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com