TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por MADSON MORAES

Tese: Por MADSON MORAES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2013  •  Tese  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 6

Por MADSON MORAES

Entender os complexos mecanismos que envolvem um relacionamento não é tarefa fácil, seja um casamento tradicional ou uma relação com parceiros que resolvem viver juntos. As relações de hoje não têm os mesmos parâmetros das relações de 20 anos atrás e mito de que o amor resolve tudo já não é mais capaz de sustentar a parceria. Então, como compreender ou ajustar-se aos sentimentos e desejos do outro sem colocar em risco o projeto de felicidade do casal? Os casais ainda buscam hoje o ideal de um casamento feliz?

Para o psicanalista Luiz Hanns, que lança o livro "Equação do casamento – O que pode (ou não) ser mudado na sua relação" pela Editora Paralela, é preciso reformular o projeto de casamento, termo também empregado a parceiros não casados que assumiram o compromisso de viver uma relação de longo prazo. É disto que trata a Equação do Casamento: dos ajustes de desejos que cada um tem que fazer consigo e também com seu companheiro. "E de aprender novas competências para lidar com os desafios de estar casado hoje", completa o autor.

Para o autor, que atua como terapeuta de casais há mais de 20 anos, o modelo de casamento igualitário, voltado à felicidade pessoal e ao amor eterno, exige hoje um ajuste de expectativas que não era necessário no século XIX e no início do século XX. Antes seguíamos usos e costumes e hoje temos de criar consensos sobre inúmeros assuntos a respeito dos quais não há mais usos e costumes. Dessa forma, é preciso mudar as regras e as perspectivas de convivência.

"Antes só homem comandava e hoje os parceiros têm direitos iguais. Daí que hoje, muitas vezes, temos de negociar opiniões opostas entre parceiros com direitos iguais, o que não é fácil e isso vai nos deixando de mau-humor. Além disso, ficamos mais ambiciosos, queremos que o parceiro nos dê apoio, compreensão, seja sexy, fiel, bonito, esportivo, culto, tenha dinheiro, saiba cuidar de crianças e nos ame. Nossos avós se contentavam com muito menos. É preciso aprender a pensar, desejar e sentir de outro modo as coisas que dizem respeito à relação", diz o psicanalista.

Mulheres mais insatisfeitas na relação

Um detalhe analisado pelo autor no livro é o fato das mulheres estarem mais insatisfeitas com o relacionamento do que os homens. O terapeuta explica que as mulheres, por razões biológicas e culturais, tendem a encarar o casamento como uma relação de troca e colocam as relações interpessoais num lugar mais central da vida. Se não houver conexão com o parceiro, muitas começam a definhar e a tornarem-se amargas. Assim, explica o autor, cerca de 70% dos pedidos de separação nos EUA e Europa vêm da mulher.

"Os homens, por razões biológicas e sociais, tendem a encarar o casamento como ter vidas paralelas e alguns eventos familiares. Quando a relação não anda bem eles tendem a "ir levando" e compensam sua insatisfação no trabalho, divertindo-se com amigos, no esporte ou com amantes recreativas. Se não houver conexão com o parceiro, muitas esposas começam a definhar, a tornarem-se amargas", analisa o psicanalista.

Para estabelecer essa conexão, o terapeuta explica que é preciso empatia, deixar-se influenciar e ainda buscar soluções que contemplem as necessidades de ambos, ainda que essas necessidades do parceiro pareçam pouco importantes ou incomodem. "Como fazê-lo depende de práticas que podem ser ensinadas e pesquisas internacionais indicam que os casais que aprendem a fazê-lo em seminários, cursos ou aconselhamento, antes de casar, têm um enorme acréscimo de satisfação matrimonial posterior e não se separam tanto", completa o autor de "Equação do Casamento".

Já curtiu a fan page da Ana Paula Padrão no Facebook? Clique AQUI

* Tempo de Mulher: Facebook / Twitter

LEIA AINDA:

Dicionário traz frases machistas de alguns famosos

Crise no relacionamento? Saiba como sair dessa!

Psicanalista traça perfil do homem que ama demais

Ex-garota de programa dá dicas para você identificar os psicopatas do coração

Conheça os alimentos amigos do seu orgasmo!

Solteira? Livro ensina você a achar o homem certo

Leia 20 frases de amor para inspirar seu relacionamento!

Saiba o que você pode fazer para deixar de afastar o amor

Saiba como aumentar seu marketing pessoal na hora da conquista

Padre Pop dá conselhos para os namorados

Veja também

Presentes de Natal: saiba mais sobre os direitos do consumidor

Dicas para não errar na roupa de trabalho no calor

Dona de casa gasta 9 horas por semana para lavar roupas

7 receitas de petiscos saudáveis para torcer pelo Brasil sem sair da dieta

Resultado do Concurso Cultural Tempo de Mulher & Lojas Marisa

Veja 7 dicas para você mudar de vez seu status de solteira Foto: Thinkstock

NOTÍCIA ANTERIOR

Veja 7 dicas para você mudar de vez seu status de solteira Etiqueta do casal: dicas para melhorar o convívio a dois

PRÓXIMA NOTÍCIA

Etiqueta do casal: dicas para melhorar o convívio a dois

Compartilhar4

Imagem de usuário

Escrever um comentário...

0Comentários

mais notícias

Thinkstock

Presentes de Natal: saiba mais sobre os direitos do consumidor

Foto: Thinkstock

Dicas para não errar na roupa de trabalho no calor

Foto: Thinkstock

Dona de casa gasta 9 horas por semana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com