TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Vinicius De Moraes

Monografias: Biografia Vinicius De Moraes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 3

Introduçao

Marcus Vinicius da Cruz de Melo Moraes nasceu em 19 de outubro de 1913 na cidade do rio de janeiro, e pertenceu à segunda geracao do Modernismo no Brasil. Filho de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, funcionario da prefeitura, poeta, violinista amador, e de Lidia Cruz de Moraes, pianista tambem amadora. Casou-se por nove vezes ao longo de sua vida. Sua obra é vasta, e seu grande tema é o amor, o dia-a-dia e a valorização do momento, ao mesmo tempo em que busca algo mais perene, passando pela literatura, teatro, cinema e música. O que o torna um grande poeta e a percepcao do lado obscuro do homem, e a coragem de enfrenta-lo. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho,Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

Desenvolvimento

Vinicius de Moraes ficou conhecido como “poetinha” por ter dedicado um poema para Cacy aos seus nove anos, menina por quem estava apaixonado na epoca. Em 1922, Vinicius mudou-se para a Ilha do Governador para terminar o curso primário.9 Três anos depois, obteve o emprego de censor cinematográfico junto ao Ministério da Educação e Saúde. Dois anos mais tarde, Vinicius de Moraes ganhou uma bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura inglesas na Universidade de Oxford. Na década de 1940 suas obras literárias foram marcadas por versos em linguagem mais simples, sensual e exitante, por vezes, carregados de temas sociais. Vinicius de Moraes publicou os livros Cinco Elegias (1943), que marcou esta nova fase. Em 1941, retornou ao Brasil empregando-se comocrítico de cinema no jornal "A Manhã".12 Tornou-se também colaborador da revista "Clima" e empregou-se no Instituto dos Bancários. Vinicius começou a se tornar prestigiado com sua peça de teatro "Orfeu da Conceição", em 25 de setembro de 1956. Além da diplomacia, do teatro e dos livros, sua carreira musical começou a deslanchar em meados da década de 1950. Mas o ano de 1968 marcou o fim da carreira diplomática de Vinicius de Moraes. Após 26 anos de serviços prestados ao MRE, Vinicius foi aposentado pelo Ato Institucional 5, criado pela ditadura militar brasileira. Em meados de 1970 escreveu ainda alguns poemas infantis.

Conclusão

Na noite de 9 de julho de 1980 Vinicius alegou cansaço e que precisava tomar um banho. Na madrugada do dia seguinte ele foi acordado pela empregada, que o encontrara na banheira de casa, com dificuldades para respirar. Toquinho, que estava dormindo junto a casa do mesmo, acordou e tentou socorrê-lo, seguido por Gilda Mattoso (última esposa do poeta), mas não houve tempo e Vinicius de Moraes morreu pela manhã.

Por ocasião dos vinte anos da morte do poeta, em 2000, a Praia de Ipanema foi o palco de um show em homenagem a Vinicius, que contou com a participação da Orquestra Sinfônica Brasileira, Roberto Menescal, Wanda Sá, Zimbo Trio, Os Cariocas, Emílio Santiago e Toquinho Em 2005 "The Girl from Ipanema", versão em inglês de "Garota de Ipanema", interpretada por Astrud Gilberto, Tom Jobim, João Gilberto e Stan Getz e gravada em 1963, foi escolhida como uma das 50 grandes obras musicais da Humanidade pela Biblioteca do Congresso Americano., interpretando composições de sua autoria. Em 2003, ano em que o poeta completaria seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com