TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio 1 Economia E Mercado

Monografias: Portfolio 1 Economia E Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que é concorrência perfeita e quais são suas principais características?

É um tipo ou estrutura de mercado onde existe um grande número de produtores e consumidores de um determinado bem ou serviço que atuam de forma independente com a intenção de alcançar um objetivo para o seu negócio: lucros, vendas e/ou quota de mercado, utilizando diferentes instrumentos, como: preços, qualidade e serviços pós venda. Numa situação de concorrência perfeita nenhuma empresa pode, por si só, influenciar o mercado. O conjunto das empresas é quem determina a oferta de mercado, a qual interagindo com a demanda, determina o preço de equilíbrio independentemente da quantidade que uma empresa produz, essa empresa terá obrigatoriamente que vender a sua produção ao preço determinado pelo mercado. Suas principais características são: a) um grande número de compradores e vendedores do produto; b) produtos homogêneos: não existe diferenciação entre os produtos oferecidos pelas empresas concorrentes; c) não existem barreiras para o ingresso de empresas no mercado; d) transparência: as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado; e) como o Estado não intervém, o mercado regula-se através da chamada "mão invisível da concorrência". Os preços são definidos pelo livre jogo da oferta e demanda. Assim, o equilíbrio seria sempre alcançado tanto a curto, como a médio e longo prazo.

2. Por que uma empresa em concorrência perfeita é uma tomadora de preços?

Porque ela não tem como influenciar o preço de mercado, determinando seu próprio preço ao nível daquele de mercado, por isso se torna uma tomadora de preços.

3. Como são os lucros no mercado de concorrência perfeita?

Os lucros no mercado de concorrência perfeita são em longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários, mas apenas o chamado lucro normal que representa a remuneração implícita do empresário (seu custo de oportunidade, ou o que ele ganharia se aplicasse seu capital em outra atividade, que pode ser associado a uma espécie de rentabilidade média de mercado).

4. Na concorrência perfeita, qual é a relação entre a demanda pela produção da empresa e a demanda do mercado?

Em mercado “perfeitamente competitivo”, um modelo idealizado, firma não lucrar, vender ou ofertar a preço de custo, e a demanda, da mesma forma, comprar ao preço de custo oferecido a quantidade máxima.

5. Faça uma pesquisa na internet ou na biblioteca da faculdade, consultando livros de economia, artigos acadêmicos, jornais, revistas e periódicos em geral, buscando empresas ou setores do mercado de concorrência perfeita, escolham um case a ser mencionado/anexado no seu portfólio e explique o porquê do enquadramento dessa empresa nesse mercado.

O exemplo mais próximo de um mercado de concorrência perfeita seria a bolsa de valores: Onde existem diariamente milhares de compradores e de vendedores desta ação; todos os agentes econômicos que ali atuam têm perfeito conhecimento dos preços praticados para esta ação, e por fim, há livre entrada de compradores e vendedores nesse mercado.

O setor hortifrutigranjeiro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com