TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio 1 - Empreendedorismo

Monografias: Portfolio 1 - Empreendedorismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 3

1. Quais as vantagens e desvantagens em se instalar uma empresa nascente em uma incubadora de empresa?

De acordo com Carlos Eduardo Bizotto (RedeTec), Incubadora é um mecanismo que estimula a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas Industriais ou de prestação de serviços.

Sobre as vantagens: Podemos entender através de Bizzoto que incubar significa inovar, inventar, criar. Desta maneira as vantagens se encontram principalmente no interesse de grandes empresas em investir no projeto, na força que o produto/ serviço ganha no mercado por ser único, pelas oportunidades de baixos custos de produção, entre outros.

Desvantagens: A principal desvantagem é má aceitação do produto/ serviço no mercado, afinal o empreendedor e aincubadora podem investir tudo num único projeto e correr o risco de não ser aceito. Para Joseph Alois Schumpeter – um dos maiores economistas do século XX - as principais desvantagens estão na deseconomias de escala e na pequena experiência. Estas caracteristicas geram uma inclinação à customização, baixos volumes de estratégias e inovação.

2. Pesquise, qual incubadora de empresas encontra-se mais próxima de você. Identifiquem como o processo de seleção para empresas incubadas. Analise quais aspectos são os mais importantes nesse processo (perfil empreendedor, plano de negócio etc.)

A incubadora mais próxima escolhida pelo grupo é a Agende Guarulhos, que além de sua estrutura conta ainda com o apoio do Sebrae, CIESP, Asec e ACE Guarulhos.

O processo de seleção se dá através de alguns itens como:

• Investimento na cidadania empresarial, promovendo práticas concretas de responsabilidade social;

• Participação do debate obtendo informações relevantes para tomada de decisões estratégicas e projeção de cenários;

• Conhecimento dos principais projetos de investimento do município e região, os setores em expansão e/ou retração e as mudanças em infra-estrutura que transformam Guarulhos num grande pólo logístico e de negócios do país;

• Potencialização de sua rede de relacionamento, ampliar alianças e parcerias.

Os aspectos mais importantes no processo de seleção de uma empresa incubadora se dão na facilidade que o produto trará aos seus consumidores e de que forma, deve também haver compromissos sociais na elaboração dos projetos e o bom relacionamento entre parceiros e patrocinadores do projeto, de forma a aumentar o leque de apoiadores aos projetos.

3. Pesquise sobre como se dá o relacionamento entre o empreendedor e um contabilista autônomo ou um escritório de contabilidade, e quais devem ser as responsabilidades de cada um (do empreendedor e do contabilista) para manter as obrigações da empresa em dia? Como o empreendedor deve agir para manter um bom controle do serviço que é terceirizado ao contabilista?

De acordo com o assistente fiscal Diogo Gomes, da empresa Spry Service Ltda. – ME, o setor fiscal lida com a organização e comprovação de despesas quitadas pela empresa, emissão de notas fiscais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com