TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio 1º Semestre Adm 2013

Exames: Portifólio 1º Semestre Adm 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 4

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

R- As empresas citadas não deixam de ser organizações burocráticas, pois mesmo os colaboradores não formalmente contratados devem atender diversas exigências para serem selecionadas para executar o que for solicitado, apesar das empresas serem pioneiras, e terem uma flexibilidade com relação aos freelancers, elas possuem um sistema burocrático onde existem normas, regulamentos, perfis padronizados nos quais os informais devem adequar-se também. A velocidade com que o mercado evolui obrigou as empresas a evoluírem rapidamente, porem fazer seus colaboradores evoluírem leva um pouco mais de tempo, com isso buscaram terceirizar alguns assuntos com os freelancers os quais deram mais agilidade e competitividade no mercado. .

1.2 Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

R- Estas empresas possuem um modelo mais liberal no qual o funcionário tem total liberdade de elaborar projetos traçar seu próprio objetivo, tem contato direto com seus superiores dispensando qualquer formalidade. Ao invés de se organizarem em atividades, organizam-se por processos. O funcionamento das empresas de acordo com a lógica dos processos implica a adoção de novas maneiras de trabalhar e de gerenciar o trabalho. A gestão por processos organizacionais difere da gestão por funções tradicional por pelo menos três motivos: ela emprega objetivos externos, os empregados e recursos são agrupados para produzir um trabalho completo e a informação segue diretamente para onde é necessária, sem o filtro da hierarquia. O sucesso da gestão por processos está ligado ao esforço de minimizar a subdivisão dos processos empresariais.

1.3 A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativas. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre a diferença.

R- Nos itens “a”, “b” e “c” existe uma voz de autoridade sendo que “São Paulo” passa informações confiáveis sobre a gigante IBM, o mesmo acontece nos itens “b” e “c” onde a “consultoria americana Elance” e a “Freelancers Union” argumentam com autoridade sobre o assunto “Freelancers” isso por serem diretamente ligadas a ele, uma conecta as empresas aos Freelancers e a outra é um sindicato dos profissionais.Já nos itens “d” e “e” existe uma paráfrase onde “Caroline Azevedo” e “Fernando Montovani” expressão opiniões sobre o assunto no qual eles dominam.

1.4 O texto apresenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com