TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Possíveis Formas de Financiamento do Empreendimento

Por:   •  15/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

Possíveis formas de financiamento do empreendimento

As formas de financiamento que podemos encontrar para esse tipo de empreendedorismo sério pelos bancos da caixa econômica federal, banco do Brasil, branco Bradesco e autorizadas a repassar recursos do BNDES. Pois são empresas no caso de micro e pequenos negócios, essas seriam a melhor solução de instituições financeiras credenciadas.

Você, empreendedor, também pode buscar as agências de fomento. Consideradas como instituições financeiras auxiliares do mercado bancário, essas agências repassam recursos financeiros originários de fundos constitucionais e de orçamentos estaduais e municipais aos proprietários de micro ou pequenos negócios que desejam investir nas empresas. Normalmente, as agências atuam no âmbito estadual. É importante lembrar que essas entidades são regidas pelas mesmas normas vigentes nas demais instituições financeiras, especializam-se em financiamentos de médio e longo prazo e possuem critérios próprios de análise de crédito.

Não importa a qual tipo de instituição financeira você recorre para obter financiamentos, o mais importante é elaborar um plano de negócios. Esse documento representa seu plano de vôo. Nele, você detalha seus planos para os recursos, demonstra como esse dinheiro gerará novas receitas, prova a existência de demanda no mercado para o produto e mostra que sua empresa tem condições de cumprir as metas e honrar os compromissos firmados com o banco.

Se você, empresário, tiver um plano de negócios bem completo, os agentes financeiros perceberão mais facilmente a capacidade de pagamento da sua empresa. Caso você necessite de auxílio para a elaboração desse plano de negócios, procure um ponto de atendimento do Sebrae. Em alguns estados é possível que o próprio Sebrae redija os projetos por meio de rede própria ou de empresas terceirizadas. Em outros casos, nossos funcionários recomendarão instituições e profissionais que possam fazer esse trabalho para sua empresa.

O custo para repor capital próprio é muito mais caro do que os juros e as condições impostas por instituições financeiras. Por essa razão, os proprietários de micro e pequenos negócios são aconselhados a buscar instituições que emprestem recursos em vez de usar o dinheiro da conta da empresa para empreitadas mais caras. O empresário que participou do programa de rádio de hoje optou por investidores privados. Certamente, daqui a um tempo, eles exigirão algum tipo de retorno financeiro.

Então, qual seria a melhor alternativa: buscar esses investidores ou instituições financeiras? A resposta para essa dúvida depende muito do acordo feito com os cotistas do fundo de investimento ou com o gerente do banco. O SEBRAE, por exemplo, tem um histórico de participação em fundos de venture capital, em que o retorno exigido é extremamente inferior ao das linhas de financiamento das entidades financeiras. Nesse caso, vale mais a pena buscar fundos de investimento. Mas, a decisão entre obter recursos com investidores ou bancos cabe somente a você, empresário, que deve analisar com cautela as condições de cada contrato.

Lembre-se, no entanto, de que inovação não depende, necessariamente, da buscar por empréstimos. A maioria delas significa uma pequena mudança na maneira de fabricar seus produtos, de anunciar suas mercadorias e de gerir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com