TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Posturas Estratégicas

Projeto de pesquisa: Posturas Estratégicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

* Sobrevivência:

Quando uma empresa se encontra no posicionamento estratégico da sobrevivência, ela está em uma situação onde não há alternativa, ou seja, a empresa está passando por um momento ruim onde essa alternativa é a única a ser seguida. O ambiente interno apresenta pontos fracos e no externo não há oportunidades, fazendo com que a empresa assuma essa postura para literalmente sobreviver. Essas características de ambiente variam de acordo com a empresa, estas podem apresentar: falta de conhecimento, baixa qualidade e credibilidade do produto, localização do negócio, a entrada de uma nova empresa no mercado, taxas, guerra de preços entre outros.

Há também a situação onde a empresa assume essa postura a fim de obter ganhos futuros, exercendo suas atividades no limite mínimo no momento atual por uma opção estratégica. Em ambas as situações as empresas trabalham com redução de custos e desinvestimento no negócio, pois caso essas ferramentas não dêem resultado só restará para a organização liquidar e fechar o negócio.

* Manutenção no mercado

Quando uma organização encontra-se em manutenção no mercado, a mesma tende a se acomodar com o sucesso presente, o que a deixa pouco atenta a movimentos de concorrentes e novas necessidades de clientes, surgindo mais ameaças do que oportunidades. Por outro lado, está bem organizada em seus processos, como por exemplo, infra-estrutura, disponibilidade financeira, recursos humanos bem treinados, tecnologia, etc., que acumulados ao longo dos anos, possibilitam ao administrador querer continuar sobrevivendo.

No ambiente externo não apresenta oportunidades e o ambiente interno apresenta a pontos fortes, que pode variar de empresa para empresa, tais como, estabilidade, nicho e especialização, que tem o intuito de manter a posição conquistada da organização até o momento. Quando a organização está enfrentando dificuldades, a mesma prefere tomar uma atitude defensiva diante das ameaças.

* Crescimento em segmento

Para a empresa adotar a postura estratégica de crescimento em segmento ela deve estar em uma situação muito favorável, ou seja, os seus lucros acima do esperado, podendo assim investir em novos produtos e aumentar o volume de vendas.

O ambiente interno apresenta pontos fracos e no ambiente externo há oportunidades. Para isso a organização deve inovar, procurando antecipar-se aos concorrentes lançando novos produtos ou serviços, usar da estratégia joint venture onde irá se juntar a outra empresa para produzir um produto, internacionalizar os seus produtos ou serviços levando-os para outros países, assim expandindo os seus negócios.

* Abertura de mercado

A abertura de mercado exige da empresa, um posicionamento estratégico que visa em primeiro lugar à formulação de estratégias, que determinem o rumo ou formas de atingir os objetivos e metas definidas. O empresário poderá desenvolver a sua empresa através de duas direções: procurando novos mercados e clientes ou então, novas tecnologias diferentes daquelas que a empresa domina.

Quando uma empresa está no processo de abertura de mercado, é considerada como uma oportunidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com