TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre Projeto

Dissertações: Pre Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Reconcavo da Bahia

Centro de Artes, Humanidades e Letras

Mestrado em Ciencias Sociais:Cultura, Desigualdade e Desenvolvimento

Candidata: Monira Sales Matos

Pré Projeto de Mestrado: Analise dos Indicadores socioeconômico da região do Litoral Sul da Bahia no período de 2005 a 2010.

Justificativa

A Bahia vem se mostrando um Estado promissor, caracterizado por sua economia diversificada, graças também ao reconhecido avanço de seus indicadores sociais, sua economia apresentou duas fases bem distintas ao longo de sua história. A primeira se inicia no século XVI e vai até 1970, correspondendo ao período de economia primário-exportador, e a segunda de 1970 em diante, trata da fase de economia predominantemente industrial, inaugurada com a implantação da indústria petroquímica, ampliada pela metalurgia do cobre, indústria de celuloses e pela indústria automobilística (ALCOFORADO, 2000).

No ano de 1970, quando o crescimento industrial da Bahia era grande e muito representativo diante do cenário brasileiro, o Estado se inseriu definitivamente na matriz industrial brasileira por meio de políticas implementadas pelo Governo Federal. No final da década de 1990 e início dos anos 2000 percebe-se que o governo do Estado adotou políticas de incentivo fiscais como estratégias para atrair novos investimentos gerando assim mais empregos.

Contudo, ainda que com a melhoria na economia a Bahia apresentavou taxas altas de analfabetismo, miséria, evasão e reprovação escolar além de baixo acesso a saneamento básico, dentre outros, o que fez com que o governo da Bahia adotasse uma política de diminuição da pobreza apoiada pelo governo federal. Entendendo que crescimento e desenvolvimento devem andar atrelados e que os dois juntos significa transformação, progresso, melhor qualidade de vida o Estado passou a investir não só na sua economia como nos seus indicadores sociais.

De acordo com Rossetti (1995) o desenvolvimento econômico é caracterizado através de um processo sendo que este é observado nas varias transformações de ordem qualitativa que afetam toda a população nos seus diversos segmentos, não somente ampliando a capacidade geral de aquisição de bens e serviços como ainda atenuando os desníveis sociais ate então sedimentados.

As diversas regiões da Bahia, mas especificamente o Litoral Sul que no final da década de 80, com o aparecimento da vassoura de bruxa nas plantações de cacauais, passou a enfrentar mudanças no cenário sócio-econômico regional. A produção que gerava o excedente econômico era determinante na cacauicultura, a qual destruída pela peste outrora citada reduziu-se drasticamente a produtividade e produção. Os efeitos foram os piores possíveis e se manifestaram nas populações vinculadas a atividade, especialmente, produtores, trabalhadores, meeiros e seus familiares, que ficaram sem trabalho e nenhuma outra renda para a sua sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com