TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre Projeto

Artigos Científicos: Pre Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Vasco da Gama

A importância da Liderança

Salvador – BA

2014

Juliana Souza de Alcântara Santos

Virginia Bispo Santana

A importância da Liderança

Pré-projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Vasco da Gama (Cajazeiras) para turma de 2014-1.

Salvador – BA

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. JUSTIFICATIVA

3. OBJETIVO GERAL

3.1 ESPECÍFICOS

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

5. METODOLOGIA

6. REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

Liderar grupos e pessoas é lotar com decisões que podem ou não satisfazer as pessoas, é administrar conflitos de interesses diferentes. Os lideres são os influenciadores que fazem com que os colaboradores trabalhem com mais entusiasmo visando atingir os objetivos identificados, sendo para o bem comum. Buscar o comprometimento de todos é mais do que apenas envolvimento,para que isso ocorra,é necessário que se saiba a diferença entre poder e autoridade.

Usufruir principal ou unicamente do estado de “poder”, como forma de liderança, pode alcançar resultados imediatos, eficiente e ineficiente, agir com “força” do cargo ou posição, como forma de coação, por exemplo, isso é poder.

OBJETIVO GERAL

Analisar a importância do controle sobre o comportamento de colaboradores que utilizam a tecnologia de informação como ferramenta de trabalho dentro das organizações.

OBJETIVO ESPECIFICOS

Analisar a importância da liderança.

Satisfação e motivação dos colaboradores e equilíbrio dos interesses individuais e institucionais das organizações.

JUSTIFICATIVA

Para que uma organização se desenvolva e conquiste espaço no mundo corporativo, a participação de seus funcionários no processo de crescimento é fundamental, afinal, o chamado grupo de colaboradores que compõe uma empresa é a “alma” do negócio, e é a partir deles que devem surgir idéias, sugestões, melhorias e críticas para um trabalho de qualidade. Cabe ao líder incentivar sua equipe e demais áreas a vestir-se da organização e lutar pelo seu sucesso.

Mas liderança de transformação não é liderança de poder, e talvez seja essa a principal distinção que um líder deva fazer e praticar. Podemos defini-lo como uma espécie de funcionário “chave”, aquele que atua diretamente sobre a equipe de trabalho e que contribui para fazer do clima organizacional um ambiente sempre produtivo ao grupo e, consequentemente, ao andamento do negócio. Compete ao verdadeiro líder, considerando o seu cargo e qualificações, motivar e influenciar positivamente os seus liderados, buscando sempre atingir os melhores resultados e mantendo a força de vontade e a satisfação da equipe alinhada, em sintonia com as instâncias superiores da organização.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Hoje a liderança está visível como uma ferramenta de trabalho que é desempenhada em todas as atividades, tanto nas organizações quanto no dia-a-dia dos colaboradores, tendo a visão e percepção como a base empresarial.

Na realidade atual, existem organizações que podem ser formais ou informais, entidades independentes, portanto, quando falamos em organização informal estamos nos referindo às organizações informais existentes dentro das organizações formais. Uma característica importante da organização, que a distingue de outros tipos de sistemas sociais, é a prioridade para a consecução de uma meta específica, segundo esse critério, os grupos de amigos não são organizações nesse sentido técnico, podemos dizer, portanto, que sem objetivo nenhuma organização teria razão de existir e, em conseqüência, todas as organizações realizam objetivos.

Para que exista uma organização formal é necessário, além do objetivo, um conjunto de regras mais ou menos permanentes e uma estrutura estabelecendo os papéis e as relações entre seus membros. A organização formal requer autoridade das pessoas que exercem o controle e estabelecem a forma de sua utilização, ou seja, saiba liderar bem como a divisão do trabalho e as relações formais entre os seus membros.

Dentro das organizações formais, surgem sempre grupos espontâneos de pessoas que têm afinidades, ou interesses ou conhecimentos comuns, essas relações pessoais funcionam como mecanismos fortíssimos de comunicação e podem afetar as decisões, favorecendo ou prejudicando a organização formal. As organizações informais tendem a fortalecer o poder dos seus membros, que obtêm informações por meio do grupo e podem usá-las em benefício próprio, podem existir também trocas de benefícios recíprocos, geralmente em prejuízo da organização formal.

METODOLIGIA

A fim de realizar sucesso com os objetivos proposto, tendo informações precisas para efetuar a pesquisa, será necessário fazer uma coleta de dados primários, secundários, qualitativas e aspectos humanos, sendo como analise de pesquisa nas entidades.

De acordo com a metodologia mencionada o estudo será feito em cada entidade, para obter informações através das pesquisas dos resultados, conhecimento de dados, também tem que ser efetuado pesquisa formal nas empresas para obter informações, internet, bibliográficas, para fundamentar o estudo de caso.

REFERENCIAS

http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/gestao-rh/lideranca/a-importancia-do-lider-para-o-desenvolvimento-das-organizacoes. ACESSO EM 05/06/2014

http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Import%C3%A2ncia-Da-Lideran%C3%A7a-Nas-Organiza%C3%A7%C3%B5es/131930.html. ACESSO EM 05/06/2014

...

Baixar como  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »