TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preços e produção em diferentes condições de mercado

Tese: Preços e produção em diferentes condições de mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Tese  •  4.479 Palavras (18 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 18

Disciplina: ECONOMIA DE MERCADO

Docente: Profa Dra. Fabiana Ortiz T. Mello

Aula: 27/03/2010

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Estruturas de Mercado

2. Maximização do lucro

3. Economia Brasileira

1. Estruturas de Mercado

1.1 Introdução

Se o dono de um posto de combustível aumentasse o preço que cobra pela gasolina em 20%, observaria uma grande redução na quantidade vendida, pois seus clientes rapidamente iriam comprar gasolina em outro posto. Por outro lado, se a empresa de fornecimento de água aumentasse o preço em 20%, seria observada apenas uma ligeira redução na quantidade de água vendida. Isso ocorre porque são empresas que possuem estruturas de mercado diferentes, modelando as decisões sobre os preços e a produção das empresas que operam nestes mercados.

O objetivo é examinar a determinação de preços e produção sob diferentes condições de mercado. As diferentes estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais:

• Número de firmas produtoras no mercado;

• Tipo do produto (idênticos ou diferenciados);

• Existência de barreiras à entrada de novas empresas.

Se considerarmos o mercado de bens e serviços, as formas de mercado, segundo as 3 características acima são:

a) concorrência perfeita: número infinito de firmas, produto homogêneo, e não existem barreiras à entrada de firmas;

b) monopólio: uma única empresa, produto sem substitutos próximos, com barreiras à entrada de novas firmas;

c) concorrência monopolística: inúmeras empresas, produto diferenciado, livre acesso de firmas ao mercado;

d) oligopólio: pequeno número de empresas que dominam o mercado, os produtos podem ser homogêneos ou diferenciados, com barreiras à entrada de novas empresas.

OBS: o mercado de fatores de produção (fornecimento de insumos) também apresenta várias formas de mercado: concorrência perfeita, monopsônio, concorrência monopolística e oligopsônio.

1.2 Concorrência pura ou perfeita

É um tipo de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas), sendo que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante (um “átomo”) não afeta os níveis de oferta do mercado e, conseqüentemente, o preço de equilíbrio (Vanconcellos e Garcia, 2003). Neste tipo de mercado devem prevalecer ainda as seguintes hipóteses:

• Atomicidade (mercado atomizado): é um mercado com infinitos vendedores e compradores, de forma que um agente isolado não tem condições de afetar o preço de mercado. Nesse caso, cada comprador e vendedor aceita o preço de mercado como dado, por isso são chamados tomadores de preços

• Produto homogêneo: todas as firmas oferecem um produto semelhante (homogêneo), ou seja, não existe diferenciação entre produtos ofertados pelas empresas concorrentes;

• Mobilidade: não existem barreiras para o ingresso e saída de empresas neste mercado, tanto de compradores como de vendedores;

• Racionalidade: os empresários maximizam lucro e os consumidores maximizam satisfação ou utilidade no consumo de um bem;

• Transparência de mercado: todas as informações sobre lucros, preços, qualidade etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado (compradores e vendedores).

OBS: estas hipóteses refletem um mercado ideal e pouco realista. Entretanto, representam uma base, ou seja, um referencial para a construção de modelos mais próximos da realidade.

Para sabermos qual o ponto de produção ideal para uma empresa que opera em concorrência perfeita, ou seja, o ponto de lucro máximo é preciso determinar as receitas e os custos desta empresa, a partir do comportamento da demanda.

A curva de demanda de uma empresa perfeitamente competitiva é representada por uma reta horizontal. Isso porque o preço é estabelecido pelas forças de mercado e nenhuma firma, isoladamente, tem condições de alterar ou praticar preço superior ao estabelecido. Como os produtos são homogêneos, se a firma vender a um preço mais alto, não venderá nada, pois os consumidores procurarão onde está mais barato. Por outro lado, a firma não venderá a um preço mais baixo, pois não estaria maximizando seu lucro.

Uma característica do mercado em concorrência perfeita é que, a longo prazo, não existem lucros extraordinários (onde as receitas superam os custos), mas apenas lucros normais. Isso porque, em função da transparência de mercado, se existirem lucros extraordinários, isso atrairia novas firmas para o mercado, já que não há barreiras à entrada. Com o aumento de oferta, os preços de mercado cairiam e, conseqüentemente, os lucros extraordinários seriam reduzidos, até tornarem-se lucros normais, quando cessaria a entrada de novas empresas no mercado.

1.3 MONOPÓLIO

1.3.1 Características

O mercado monopolista se caracteriza por apresentar condições totalmente opostas às da concorrência perfeita.

Características ou hipóteses desse mercado:

• Uma única empresa produtora do bem ou serviço;

• Não há produtos substitutos próximos ou concorrentes e, portanto, pode influir sobre o preço de mercado de seus produtos, se tornando formador de preços;

• Existem barreiras à entrada de firmas concorrentes.

A causa principal para a existência do monopólio está nas barreiras à entrada: ou seja, um monopólio permanece como único vendedor em um mercado porque outras empresas não conseguem entrar no mercado e concorrer com ele. As barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado têm 3 origens: quando um recurso chave é propriedade de uma empresa; quando o governo concede a uma única empresa o direito de produzir com exclusividade algum bem e quando os custos de produção tornam um único produtor mais eficiente que os demais. Os tipos de barreiras estão descritas a seguir:

o Monopólio puro ou natural:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com