TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Diferentes Perídos da Pré-História, Suas Características e Transformações

Por:   •  21/11/2017  •  Dissertação  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Os Diferentes Perídos da Pré-História, Suas Características e Transformações

A Pré-História é um longo intervalo de tempo que teve início após o surgimento dos primeiros antepassados do homem, há milhões de anos, e se extendeu até o uso das primeiras manifestações escritas pelo homem, por volta de 4.000 a.C. A Pré-História está dividida em três períodos: Paleolítico, Neolítico e a Idade dos Metais.

O Período Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada, foi o mais longo de todos, nossos antepassados nesse período eram nômades e viviam da caça, da pesca, da coleta de grãos, frutos e raízes e se abrigavam em cavernas. Seus instrumentos de caça eram feitos com pedras lascadas. O domínio do fogo foi uma das mais importantes conquistas desse período. Neste período também foram feitas as primeiras manifestações artísticas: A arte rupestre encontrada no interior das cavernas.

O final do Período Paleolítico e início do Período Neolítico, também chamado de Idade da Pedra Polida, foi marcado pela descoberta da agricultura e pela domesticação de animais. Através destas descobertas, os homens foram deixando a vida nômade e passaram a adotar um modo de vida sedentário dando início aos primeiros assentamentos em aldeias permanentes. O processo de transição entre os períodos Paleolítico para o Neolítico tem seu início muito questionado, pois em diferentes partes do mundo esse estágio foi alcançado em momentos diferentes, mas geralmente se adota que esta transformação ocorreu por volta de 10.000 a.C. Durante esse tempo, com o desenvolvimento da agricultura e da pecuária os povos foram, paulatinamente, deixando de depender exclusivamente da caça e da coleta de grãos. As primeiras tribos que plantavam e criavam animais tiveram de coexistir com os povos nômades e esta convivência gerou bastante conflito. Em tempos de escassez os nômades atacavam as aldeias que mantinham estoques de grãos e rebanhos e por sua vez os habitantes dos assentamentos foram fortalecendo a vigilância e se organizando cada vez mais e em maior número para enfrentar os nômades. O cultivo do solo e a criação de animais colaboraram para o aumento populacional e o surgimento das primeiras vilas e cidades. Algumas inovações tecnológicas são do Período Neolítico com a descoberta da cerâmica, da tecelagem e a invenção da roda. As culturas neolíticas também criaram ferramentas feitas de pedra mais trabalhadas, triturando e polindo rochas até alcançar a forma desejada, assim como o uso de utencílios e armas feitos com ossos e madeira.

O último período da Pré-História é denominado de Idade dos Metais, iniciado em aproximadamente 5.000 a.C. com a descoberta da técnica para a fabricação de diversos utensílios de metal e encerrado por volta de 4.000 a.C. com a descoberta da escrita marcam o fim da Pré-História e início da História.

Referências:

http://www.sohistoria.com.br/ef2/periodos/, Pequisado em 25/09/2017;

http://www.infoescola.com/historia/pre-historia/, Pequisado em 25/09/2017.

BLAINEY, Geoffrey. Uma Breve História do Mundo. [versão brasileira da editora] – São Paulo, SP: Editora Fundamento Educacional, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com