TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Conceitos de Qualidade

Tese: Principais Conceitos de Qualidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  Tese  •  7.552 Palavras (31 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 31

ETAPA 1

PASSO 1

Principais Conceitos de Qualidade:

Por: JURAN: "Qualidade é ausência de deficiências" ou seja, quanto menos defeitos, melhor a qualidade."

Por: FEIGENBAUM: "Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário."

Por: ISHIKAWA : "Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor."

Por: DEMING: "Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente".

Por: CROSBY : "Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações.”

Por: RUTHES: (2010, p.1) define Gestão da Qualidade Total como “uma estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.” Sendo completado por Longo (1996, p.9) quando diz que:

A Gestão da Qualidade Total (GQT) é uma opção para a reorientação gerencial das organizações. Tem como pontos básicos: foco no cliente; trabalho em equipe permeando toda a organização; decisões baseadas em fatos e dados; e a busca constante da solução de problemas e da diminuição de erros.

Por: COLTRO (1996, p.4) [...] a Gestão pela Qualidade Total é a concretização [...] de todos os recursos organizacionais, bem como no relacionamento entre as pessoas envolvidas na empresa. Acrescenta ainda que as ações desenvolvidas devem ser através da consolidação de técnicas e idéias voltadas para o aumento da competitividade da empresa ficando sempre a melhoria dos processos e conseqüentemente dos produtos.

A Gestão pela Qualidade total é um sistema permanente e de longo prazo voltado para o alcance da satisfação do cliente através de um processo de melhoria contínua dos produtos e serviços gerados pela empresa. Sendo que de caráter geral, uma gestão pela qualidade total que efetivamente tenha controle sobre a qualidade, tem como necessidade a participação de todos os membros das empresa, incluindo gerentes, supervisores, trabalhadores e seus executivos, na busca do objetivo de melhoria continua. (MEAR, 1993 p. 12)

Por: GARVIN (1992) no contexto atual da Gestão Estratégica da Qualidade, organizações que almejam a verdadeira eficácia da GQT observam que o controle precisa iniciar pelo projeto do produto e só cessar quando o produto estiver chegando às mãos de um cliente que sane sua necessidade e que fique satisfeito.

A maioria dos autores traz gestão da qualidade como uma junção de processos e posicionamentos dos envolvidos na melhoria continua e no aperfeiçoamento dos produtos/serviços oferecidos pelas organizações, ainda segundo Garvin (1992), “para que um produto tenha qualidade total é necessário que a qualidade esteja em todas as etapas de sua produção e já que tais etapas são efetuadas por pessoas, elas necessitam permanecer capacitadas para exerce sua função da melhor forma possível”.

A IMPORTANCIA PARA O GESTOR NAS EMPRESAS DE HOJE:

A qualidade passou a fazer parte da gestão das empresas brasileiras fazendo com que elas se tornassem mais competitivas, hoje as empresas são mais concorrentes que no ano passado.

Os clientes são mais exigentes, e as demandas vão ficando cada vez maiores. Ha vários fatores que acreditamos ser importante para que as empresas caminhem nesse sentido.

Primeiro fator, é importante ter um sistema integrado de gestão para que sirva de plataforma para todas as metodologias e ferramentas que deverão ser trabalhadas.

É uma fase fundamental para qualquer empresa que queira mudar a sua cultura

empresarial com relação à qualidade.

Segundo fator, é essencial que a empresa esteja voltada melhoria e que administração tenha essa visão e consiga desdobra-la para a organização exercendo o seu papel de liderança.

O profissional de gestão atua em todas áreas em que haja trabalhadores tais como industrias, fabricas, fazendas.

O gestor de qualidade traz muitos beneficios para uma empresa tais como aumentar o produção e diminuir os custos. Ficar de olho no serviço trazendo conforto e inovações tecnologicas. Ele tem a responsabilidade de acompanhar o desenvolvimento da empresa.

Hoje ainda tem empresários que pensam que não precisam contratar um gestor de qualidade.

O Gestor de qualidade faz o controle de qualidade fazendo que o produto tenha a maior perfeicao possivel fazendo com que cresça cada vez mais a venda do produto procurando sempre inovar cada vez mais.o gestor sempre tem que ter em vista o melhor produto com o menor custo.

Para gerenciar uma organizacao a empresa tem que desenvolver um sistema que orienta o gerenciamento da empresa alguns fatores sao: processos internos, aprendizado, crescimento, clientes e finaças.

ISO-9000 veio com regras para estabelecer o sistema de qualidade,e foi um dos principais fatores de contribuicao para a melhoria da qualidade dos produtos.

A gestão de processos foi uma grade atribuicao da ISO-9001:2000 mas as empresas nao adotaram, se os processos estao claramente definidos os indicadores de resultado passa a ter mais logica assim melhora a qualidade dos processos.

Para ter resultado eficaz é necessario fazer o uso de metodologia que elinima defeitos e evita o desperdício.

GESTÃO DA QUALIDADE

Evolução da área de qualidade e suas principais características:

* Comprometimento da alta administração

* Foco no cliente

* Participação dos trabalhadores

* Gestão da cadeia de fornecedores

* Gerenciamento dos processos

* Abordagem de melhoria continua

Nesta seção apresentaremos alguns modelos de implementação do TQM, de autores americanos, europeus, japoneses e brasileiros.

Shiba, Graham e Waldir, apresentam as atividades das áreas de qualidade enfatizando quatro elementos:

- Foco no cliente:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.3 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com