TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios Do Refrigerante

Casos: Principios Do Refrigerante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução – O refrigerante é uma das bebidas não alcoólicas mais vendidas de todo o mundo. Para garantir boa qualidade, é necessário que todos os produtos que o compõe (matérias-primas), tenham também boa qualidade. Os constituintes de refrigerante são água, açúcar, suco e extrato vegetal, conservantes, acidulantes, antioxidantes, aromatizantes e/ou flavorizantes, corantes e dióxido de carbono. O tratamento da água é uma etapa importante na produção de refrigerantes, pois sua qualidade afeta diretamente no sabor do produto final. Na fabricação de refrigerantes são usados dois tipos de xarope, o xarope simples e o composto. O produto final deve ser carbonatado, através de difusores e engarrafado adequadamente, sempre com maior qualidade do trabalho possível.

INGREDIENTES

Água:Esse ingrediente faz parte de 90% da composição do refrigerante, e deverá ser de boa qualidade, ou seja, ser incolor, insípida e inodora. É muito difícil obter uma fonte de água que siga todas essas exigências, sendo necessário o tratamento para que ela se torne mais apropriada possível para o processo.

Açúcar

O açúcar, por sua vez, é utilizado numa proporção de 8 a 12% do produto final, sendo a sacarose o principal açúcar utilizado. As indústrias de refrigerantes são as maiores consumidoras de açúcar no mercado

Nos últimos anos, o açúcar presente no refrigerante, torna essa bebida pouco saudável pelas pessoas conscientes em relação a alimentação. Por isso, cresceu o consumo de bebidas de baixa caloria (light/diet./zero

Suco e extrato vegetal

O suco vegetal, juntamente com a água e o açúcar, forma a base de um refrigerante, pois esse é responsável pelo sabor do produto.

Conservantes

Os conservantes têm a finalidade de retardar a ação de microrganismos nas bebidas e nos alimentos, impedindo que eles estraguem. Sua eficiência depende do pH, da composição do produto, da população de microrganismos presentes e do teor de água

Acidulante

Essa substância é capaz de realçar o sabor ácido dos alimentos

Ácido cítrico: É o mais utilizado, devido ao seu baixo preço

Ácido málico: É encontrado comercialmente na forma de cristais brancos ou incolores.

Ácido tartárico: Constituído por cristais incolores e translúcidos, de gosto fortemente ácido. É muito solúvel em

Ácido fosfórico: É o segundo acidulante mais empregado na indústria. Fornece acidez mais adstringente aos alimentos, e seu pH é o menor de todos acidulantes

Antioxidantes

A deterioração da qualidade dos alimentos, causada pela oxidação, é comum, e acarreta uma perda do valor nutritivo do alimento Eles impedem que o alimento reaja com oxigênio.

Aromatizantes e/ou flavorizantes

Aromatizantes são as substâncias que conferem e aumentam o aroma dos alimentos, enquanto flavorizantes, conferem e aumentam, além do aroma, o sabor.Essas substâncias exercem as mais diversas funções, como criar sabores inexistentes, reforçar ou substituir os já existentes.

Corantes

Os corantes têm a função de aumentar a cor dos alimentos, e podem ser usados para homogeneizar a cor do produto. Podem ser naturais ou artificiais.

Dióxido de Carbono

É um gás incolor e possui odor ligeiramente picante. Quando dissolvido em água, apresenta sabor ácido, resultante da formação do ácido carbônico.

MICROBIOLOGIA

Os primeiros cuidados com a microbiologia dos refrigerantes é com a água, que deve estar livre de bactérias. Outras matérias-primas, como o açúcar, também devem estar livres desses microrganismos

O PROCESSO

Tratamento da água

O tratamento da água na fabricação de refrigerantes é responsável pela eliminação de matéria orgânica, remoção de partículas em suspensão, correção da dureza e do sabor.

Em resumo, as principais etapas de limpeza da água, incluem cloração, abrandamento, floculação e posterior separação das partículas.

O cloro adicionado destrói os microrganismos. A fonte de cloro utilizada para limpeza da água para refrigerantes é o hipoclorito de sódio.

Floculação é o processo no qual as impurezas em suspensão, são capturadas por flocos volumosos, formando partículas maiores, de mais fácil precipitação

O filtro de carvão ativo, ou declorador, tem por objetivo a remoção de cloro, e substâncias residuais.

Produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com