TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Da Econimia

Projeto de pesquisa: Princípios Da Econimia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

1- Defina Mercado.

Resposta: O mercado é o ambiente social ou virtual propício às condições para a troca de bens e serviços. Também se pode entender como sendo a instituição ou organização mediante a qual os ofertantes (vendedores) e os demandantes (compradores) estabelecem uma relação comercial com o fim de realizar transações, acordos ou trocas comerciais.

2- De que fatores depende a demanda de um bem ?

Resposta: Os fatores que dependem da demanda de um bem são:

Fatores técnicos : Atuam como limitantes físicos do consumo e são geralmente de caráter exógeno, pois, dependem principalmente do emissor e não do receptor da tecnologia.

Fatores Gerenciais: Atuam também como limitantes do consumo e, em grande medida, são de caráter exógeno.

Fatores psicológicos: Estes fatores se referem à fundamental questão da intimidade do ser humano, ou seja, a sua espiritualidade regida pelo simbolismo, os valores, a conduta, as motivações, as ansiedades e os desejos.

Fatores Geográficos: Se considerarmos uma abordagem mais abrangente da geografia, esta deve aceitar que "a história de um dado lugar é construída a partir tanto de elementos locais, desenvolvidos ali mesmo, como de elementos extralocais, resultantes da difusão; e que a definição de um lugar pressupõe uma análise do impacto seletivo, em diferentes épocas, das variáveis correspondentes" (Santos, 1972/2003: 42).

Fatores demográficos: Estes compreendem a estrutura familiar, a idade, o gênero, etc. todos os quais de alguma forma influenciarão o consumo .

Fatores socioculturais: Estes se originam fundamentalmente a partir das relações entre o ser humano e seu entorno. A formação de tribos, clãs, comunidades ou nações e as instituições de sobrevivência criadas, em última instancia refletem a adaptação dos seres humanos ao meio. Desde o ponto de vista energético estes fatores ficarão expostos, por exemplo, na interação das comunidades para garantir a sustentabilidade dos empreendimentos. Nesse momento é quando afloram a organização da comunidade, o funcionamento de suas instituições sociais, as tradições, os hábitos, etc. que poderão ser favoráveis ou não à sustentabilidade.

Fatores econômicos: Estes fatores englobam a renda, o tipo de atividades de sobrevivência, a organização do fluxo de mercadorias, a captação de dinheiro corrente, etc. As questões econômicas também podem explicar as relações do poder local e o funcionamento das instituições que regem o cotidiano da comunidade.

3- Qual é a diferença entre os seguintes conceitos: demanda, quantidade de demanda, função de demanda, curva de demanda e lei da demanda?

Resposta: Demanda: representa todas as variações sofridas na curva de demanda, em função de alterações nas variáveis que afetam a demanda: preço do bem x, preço de outros bens relacionados, renda, gostos ou preferências.

Quantidade demandada : representa as variações sofridas ao longo da curva de demanda, unicamente motivada por alterações nos preços do bem em análise, desprezando-se as demais variáveis.

Curva de demanda: é um gráfico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com