TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pro Inter

Trabalho Universitário: Pro Inter. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 8

PROCESSOS GERENCIAIS

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior em Processos Gerenciais

PROINTER - III A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROCESSOS GERENCIAIS PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS DE UMA ORGANIZAÇÃO.

ACADÊMICOS:

TUTORES EAD A DISTANCIA:

Prof. Carlos Eduardo de Azevedo

Prof. Jefferson Teruya

Profª. Raquel de Oliveira Henrique

TUTOR EAD PRESENCIAL: Profª. Juliana Regina Daniel Horácio

RELATÓRIO PARCIAL

São Paulo - SP

2º semestre, 2014

São Paulo - SP, 22 de Maio de 2014.

APRESENTAÇÃO

O bom desempenho da administração depende de que o profissional consiga ser um bom líder, capaz de lidar com pessoas, negociando e comunicando, e também apto a tomar decisões, tendo uma visão sistêmica e global da situação que administra. A administração é resultado de um processo de formação que passa pelas mais diversas áreas, desde as exatas, como matemática, até humanas como filosofia.

Toda organização, o que inclui todas as unidades e departamentos, são sistemas especializados em produzir alguma coisa para suprir as necessidades do ambiente. O que precisa ser compreendido é o seguinte, para que se possa entender o como fazer: a organização tem que fazer produzir, o que o ambiente quer. Para isso, o próprio ambiente lhe oferece o que for necessário, mas em compensação exige que os produtos e serviços de que precisa estejam em conformidade com as suas exigências. O que a empresa faz? Ela capta os recursos do ambiente e planeja, organiza, dirige e controla o seu uso para que, ao final desse processo, os produtos que se comprometeu a produzir estejam em conformidade com o que o ambiente quer.

É o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as consequências de suas decisões. É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. Os princípios para administrar algo são planejar, organizar, dirigir e controlar. Como Administração é um processo, a ordem das funções não pode ser alterada. Isso significa que a primeira atividade que deve ser feita é planejar, dizer o onde à organização pretende chegar e como chegar até lá. Não é possível gerenciar sem antes planejar, da mesma forma que não é possível alcançar objetivos sem antes escolhê-los ou chegar a um destino pretendido sem antes ter-se escolhido tal destino. Cada vez mais esta ciência adquire importância na formação de profissionais para estruturar e impulsionar o funcionamento dos mais diversos setores das organizações. Como as empresas adquirem crescente complexidade e tamanho na economia de mercado, é essencial que haja profissionais com competência para administrar. Também ganha valor diante do mercado financeiro, pois busca entender e sistematizar a administração do capital, fator essencial na economia atual.

Nos dias de hoje o mercado de trabalho está em grande transformação e exige que os escalões de frente entendam melhor as consequências financeiras que pode provocar suas decisões e ações. Nesse mercado da atualidade, muitas empresas estão entrando em fase de investimentos em equipamentos e projetos de expansão. São inúmeras as possibilidades de investimentos nas empresas, mas o capital disponível não é suficiente para satisfazer toda a demanda, surgindo então um problema a ser resolvido que vai levar muito em conta as decisões de como investir de comprar ou alugar um equipamento, de definir a substituição de equipamentos, do que produzir e quanto produzir. Tudo isso tem que ser executado em bases racionais, nos dias de hoje não se pode apenas confiar na intuição.

Profissional da linha de frente na área financeira da empresa deve ter conhecimentos sólidos na matemática financeira, tais como: saber utilizar os conceitos fundamentais e práticos da matemática financeira, considerando o cenário econômico e financeiro nos mercado em que se vai trabalhar, nas tomadas de decisões empresariais. Saber analisar e tomar decisões a respeito de aplicações financeiras, projetos de investimentos e viabilidade de empresas. Ter o conhecimento necessário em finanças para tomar decisões com base nas demonstrações financeiras. Geralmente a função de gestão financeira é associada a um alto executivo da empresa, denominado muitas vezes por diretor financeiro ou vice-presidente de finanças. O vice- presidente de finanças coordena as atividades do tesoureiro e do controlador.

Maximização de Lucro: O objetivo mais geral da administração financeira é maximizar o valor de mercado do capital dos proprietários existentes, não importando se a empresa é uma firma individual, uma sociedade de pessoas (quotas) ou por ações. Em qualquer delas, as boas decisões financeiras aumentam o valor de mercado do capital dos proprietários.

Pode-se dizer que a administração financeira tem três objetivos básicos:

- Manter a empresa em permanente situação de liquidez, como condição básica ao desenvolvimento de suas atividades. Uma empresa apresenta boa liquidez quando seus ativos e passivos são administrados convenientemente. O importante é manter os fluxos das entradas e saídas de caixa sob controle e conhecer antecipadamente as épocas em que irá faltar numerário.

- Obter novos recursos para planos de expansão, com base em estudos de viabilidade econômico-financeira e aos menores custos. a empresa deve ser perpetuada e, para tanto, tem de realizar investimentos em tecnologia, novos produtos, etc., que poderão sacrificar a rentabilidade atual em troca de maiores benefícios no futuro. A grande concorrência existente nas modernas economias de mercado obriga as empresas a se manterem tecnologicamente atualizadas. Nenhuma pode sentir-se segura em uma boa posição, porque a qualquer momento algum concorrente poderá surgir com um produto melhor e mais barato. Deste modo, as empresas são impelidas a desenvolverem continuamente novos projetos e a tomarem decisões sobre a sua implantação. Normalmente isto significa a necessidade das somas adicionais de recursos e uma elevação no risco do empreendimento. O retorno deve ser compatível com o risco assumido. Maior risco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com