TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Probabilidade

Seminário: Probabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Seminário  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

A probabilidade

Através dos estudos históricos, a probabilidade teve origem vinda dos estudos sobre jogos de azar, onde o interesse era encontrar e planejar chances de apostas certas. A probabilidade se desenvolveu por muito tempo e depois de um certo período a teoria da probabilidade passou a ser utilizada como disciplina nos estudos matemáticos.

Em 1812, foi publicado o livro “Theorie Analytique des Probabilités”, escrito por Pierre Simon de Laplace, o livro explica sobre a definição clássica da probabilidade. Logo em seguida, os estudos sobre a probabilidades foram crescendo cada vez mais e evoluindo para a explicação de acontecimentos cotidianos das pessoas que envolviam a própria probabilidade ou uma simples tomada de decisão com resultado de certeza ou incerteza.

No nosso dia a dia, podemos observar muitas situações que apresentam a presença da probabilidade, tanto na vida das pessoas como também no cotidiano de empresas. Temos como exemplos de utilização da probabilidade, em um simples estudo de matemática de uma pessoa na escola, que envolve um estudo de caso sobre as chances de um dado ser lançado e se obter um número par na face do dado, ou como, por exemplo, outo caso comum no cotidiano de uma empresa, que pode ser, a redução de funcionários de um setor em relação a produção ou em um simples orçamento, esses são casos que podem ser observados claramente a presença da probabilidade, que poderá ser utilizada para demonstrar as possíveis chances de resultados.

Conceito da probabilidade

Nos estudos matemáticos, o conceito de probabilidade é um método de possibilidades ou chances de acontecimentos de uma situação imprevisível, ou seja, não temos resultado concreto no momento, mas podemos obter a chance que a situação aconteça conforme o esperado, tendo assim um resultado possível.

No exemplo do lançamento de um dado, para se obter um numero par na face, os resultados possíveis são: 2, 4 ou 6, poderemos fazer o mesmo lançamento várias vezes que não saberemos o resultado, esse fenômeno chama-se experimento aleatório.

Podemos caracterizar um experimento aleatório, quando:

 Podemos repetir varias vezes a situação na mesma condição;

 Não podemos saber ao certo o resultado;

 Podemos observar todos os resultados possíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com