TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Probabilidade

Seminário: Probabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  Seminário  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

1. Para analisar dados estatísticos, é importante que se identifique se uma pesquisa apresenta dados provenientes de uma população ou de uma amostra. Qual a diferença entre informações extraídas de dados de uma amostra ou de uma população? Dê um exemplo de uma população e de uma amostra. (2,0 pontos)

Resposta:

Amostra é o conjunto de elementos ou observações, recolhidos a partir de um subconjunto da população, que se estuda com o objetivo de tirar conclusões para a população de onde foi recolhida. A amostra precisa ser representativa, ou seja, possuir as mesmas características da população. A representação do tamanho da amostra é dada por n = número de elementos da amostra.

População é o conjunto total de elementos com, pelo menos, uma característica em comum, cujo comportamento interessa estudar. A definição dos elementos que serão estudados está ligada diretamente às características levantadas no objetivo da pesquisa, ou seja, é este objetivo que auxiliará na definição desta população. Estes elementos podem ser: animados: pessoas, animais etc.; inanimados: notas fiscais, produtos industrializados etc. Em relação ao número de elementos, a população pode ser: finita: quando tem um número limitado de elementos (número de funcionários de um determinado banco etc.); infinita: quando tem um número ilimitado de elementos (exemplo: número possível de análises químicos que podem ser feitos em um rio poluído etc.). A representação do tamanho da população é dada por N = número de elementos da população. São exemplos de definição de população: Ao estudar a idade e sexo de funcionários da empresa A: para definir a população, devemos considerar todos os funcionários da empresa.

Quando você prepara um alimento, pode provar (observar) uma pequena porção. Neste procedimento, você está fazendo o processo de amostragem, ou seja, extraindo do todo (população) uma parte (amostra), com o propósito de inferir (avaliar) a qualidade de todo o alimento. A partir do exemplo, podemos distinguir dois importantes conceitos da Estatística descritiva: população e amostra.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com