TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas de Endomarketing

Artigo: Problemas de Endomarketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

O marketing interno ou endomarketing incentiva os funcionários para que eles possam satisfazer os clientes de sua empresa. O endomarketing não é nada mais que á tarefa bem sucedida de contratar, motivar e treinar seus funcionários para atender bem aos consumidores da empresa.

A motivação de funcionários e a comunicação interna têm como objetivos tornar transparente ao funcionário os objetivos da empresa. Fica bem claro que a empresa precisa conhecer bem seus funcionários para passar adequadamente seus objetivos, por isso a importância de criar um sistema de comunicação de qualidade integrado com todas as bases de funcionários, para assim criar uma união onde o problema de um é o problema de todos, assim tornando o próprio funcionário um cliente interno.

Após algumas pesquisas sobre o assunto tirei a conclusão de que um funcionário para sentir-se satisfeito precisa seguir algumas regras. A primeira é criar e manter elos de comunicação abertos para fazer fluir as relações profissionais, segundo, respeitar a diferença entre as pessoas e utiliza-las como uma forma de crescimento dentro da empresa. A motivação de funcionários deve ocorrer diariamente, não somente em campanhas ou longos períodos, pois assim os funcionários da empresa sempre estarão aptos a atender os clientes externos com qualidade.

Outro tema que sempre está em evidência no endomarketing é o comprometimento, Seja ele com o trabalho, metas, carreira, estratégia ou organização, comprometer-se com algo é transformar objetivos e metas em realidade (Senge, 1998). A característica do comprometimento está ligada á estar disposto em exercer um esforço considerável pela empresa, aceitar os objetivos e valores da empresa, e acima de tudo desejo de se manter membro da empresa. Então posso destacar como conceito de comprometimento a identificação com o objetivo, metas e valores da empresa. Os tipos de comprometimento vão depender de cada individuo e do objetivo que ele que alcançar. Pessoas que tem um comprometimento afetivo com o trabalho continuam em determinada empresa porque querem e gostam. Podemos destacar também o comprometimento com a carreira onde a pessoa tem uma atitude maior em relação a sua profissão e motivação para trabalhar na vocação escolhida. E o comprometimento com metas onde o profissional sempre busca atingir seus objetivos com determinação. A importância do comprometimento com o trabalho como um todo é que se você trabalha em uma grande empresa, você é parte de uma grande maquina onde uma peça precisa da outra para funcionar corretamente, assim são os funcionários de uma empresa que precisam comprometer-se um com os outros para uma organização funcionar corretamente.

Com um marketing interno bem elaborado nas organizações o resultado final vai ser a satisfação do consumidor que sempre busca um melhor atendimento e profissionais competentes para realizar suas transações, seja ela em qualquer ramo. Para obter a satisfação do consumidor temos que primeiro conseguir o sucesso interno na empresa para assim refletir no cliente externo.

Instrumentos de marketing: Eventos, reuniões, intranet, jornais internos, comunicados, confraternizações. São alguns tipos de instrumentos de marketing que servem para agregar aos funcionários a cultura e os valores da empresa e também comunicar novos rumos de trabalho, lembrando que os instrumentos de marketing

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com