TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo empresarial

Tese: Processo empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Tese  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução: O desafio, empreendedorismo sendo com plano piloto de negócios a ser discutido e implantado nos meios práticos de RH.

Processo de empreendedorismo.

Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonados pelo que fazem não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidos e admirados, referenciados e imitados, querem deixar uma vasto quesito de história e que seja esta um legado aos novos empreendedores.

Ao final de da década de 1990, intensificou-se o uso do conceito empreendedorismo gerando um alto interesse no assunto, tendo com o exemplo os Estados Unidos – EUA, onde o capitalismo tem sua principal caracterização, o termo entrepreneurship um velho conhecido de sua sociedade. Já no Brasil abriu-se uma necessidade de abrir pequenas como micro empreendedor e suas empresas e reduzir sua falência nos primeiros 12 meses de existência em mercado, isso com o apoio de bases governamentais. E entidades de classe. Surge então um entendimento quanto à globalização e uma busca de alternativas muitas empresas se adaptaram para reduzir custos e manter-se no mercado, com isso veio uma sequência negativa o desemprego que tem aumentado vigorosamente em algumas cidades, onde existe o maior numero de grandes empresas, como essa ocorrência se torna rotina estes trabalhadores começaram a criar novas empresas, e mesmo sem muita estrutura de gestão, usando seus recursos próprios, de modo a se tornar novos micro empresários. Com um agravante a maioria motivada pela falta de crédito empresarial ficam indexados a economia informal, em registros de CNPJ, impulsionado pelos altos juros e excesso de juros. Por outro lado da inovação de mercado surgiu entre 1999 e 2000, u um segundo direcionamento econômico a base do e-commerce onde muitos tentaram se tornar os novos milionários com seus recursos e apoio de familiares com a expansão do serviço digital oferecido pelo novo sistema de internet no país.

Esta conjunção de fatores econômicos dispersou interesse no meio acadêmico de discussão sobre o empreendedorismo e suas vantagens, com isso criou-se também um programa federal “Brasil empreendedor do governo federal, instituído em 1999”, que sua meta principal era capacitar os empreendedores brasileiros de forma a regularizar suas situações junto a união e também captar recursos para mantê-los em atividade legal. Segundo dados do SEBRAE no período de 1990 a 1999 foram criadas 4,9 milhões de empresas, dentre elas mais de 2,7 eram microempresas. Ou seja, mais da metade destas empresas estavam no grupo de microempresários, segundo pesquisa do IBGE divulgado no site do SEBRAE, mostram que em 2001º numero de microempresas formais eram mais de 4,63 milhões, contemplando os setores industriais, comercio e serviços. Com este reflexo abrangente no setor deixou uma pequena fatia de grandes empresas em operação sendo um percentual de 0,3% e o alcance das microempresas chega aos 99,2%. Oportuno e merecedor de muita atenção no mercado interno.

Propõe-se então um estudo mais aprimorado sobre os microempresários e o conceito de empreendedorismo, tendo em vista que a maior fatia do mercado industrial está retida entre os microempresários, que mostra claramente que muitos não têm o conhecimento de gestão de negócios e planejamento econômico. Este é o fato principal de tantas falências nos últimos anos, chegando a se destacar 73% da mortalidade no 3º anos de existência. Mesmo com incentivos governamentais como o SEBRAE, este índice continua alto, diante a isso muitos estão se aliando ao conhecimento do empreendedorismo com a finalidade de se manter estável e promissor no mercado atual e modificar esta alarmante situação registrada pelo SEBRAE. Os métodos didáticos hoje disponíveis em suas unidades de apoio ao empreendedor têm fatores e ensinamentos promissores aos que fazem uso do conceito aprendizado e empreendedorismo para auxiliar o desenvolvimento e maturação das pequenas empresas brasileiras. Este é o conceito básico da edição deste exemplar do empreendedorismo, um guia prático e objetivo para o entendimento e aplicação de seu curso descrito em uma linguagem franca e direcionado ao empreendedor, seja ele a um novo negócio ou um já existente.

Ser um empreendedor envolve todas as funções, atividades e ações associadas com a criação de novas empresas. Em primeiro lugar, o empreendedorismo envolve o processo de criação algo inovador, de valor. E em segundo requer devoção, o comprometimento de tempo e esforço necessário para fazer a empresa crescer. E em terceiro, que riscos calculados sejam assumidos e decisões críticas sejam tomadas, é preciso ousadia e ânimo para sucumbir às falhas e erros de suas escolhas e decisões. “Lembre-se cada escolha será sempre uma renuncia.“

O processo de aprendizado do empreendedorismo pode ser facilmente ensinado e entendido por qualquer pessoa e que o sucesso é decorrente de uma gama de fatores internos e externos ao negócio proposto, do perfil do empreendedor, e de como ele administra as adversidades que ele encontra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com