TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Da Contabilidade Gerencial No Processo Empresarial De Criação De Valor

Exames: O Papel Da Contabilidade Gerencial No Processo Empresarial De Criação De Valor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  2.760 Palavras (12 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 12

O papel da Contabilidade Gerencial no processo empresarial de criação de valor

Clóvis Luiz Padoveze

Doutor em Controladoria e Contabilidade - FEA/USP. Mestre em Ciências Contábeis - PUC/SP. Professor do Departamento de Contabilidade e Finanças da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

RESUMO

Segundo a International Federation of Accountants - IFAC, o atual estágio da Contabilidade Gerencial, que abarca todos os estágios evolutivos anteriores, centra-se no processo de criação de valor através do uso efetivo dos recurosos empresariais. Esta função-objetivo também tem sido reconhecida por diversos cientistas e autores contábeis, sendo em alguns casos, determinante para a estruturação de livros-textos de Contabilidade Gerencial ou de Custos.

O conceito de criação de valor para a empresa é um conceito também adotado como objetivo primário da Administração Financeira. Mais recentemente, tem-se visto a expansão do conceito do Economic Value Added - EVA ( Valor Econômico Adicionado), tanto na área financeira como na área contábil propriamente dita. Na abordagem da Gestão Estratégica de Custos conceito similar é adotado, focalizando as atividades internas desenvolvidas pelas entidades empresariais, separando-as em atividades que adicionam valor e atividades que não adicionam valor.

Contudo, apesar do conceito de atividades que adiciona valor ser similar aos conceitos de criação de valor e ao conceito de valor econômico adicionado, eles podem ser entendidos diferentemente. O conceito de atividade que adiciona valor está mais ligado às atividades internas da companhia e conceitos de redução de custos, atividades necessárias ou desnecessárias, enquanto que os outros dois conceitos estão ligados ao conceito de custo de oportunidade do capital dos acionistas da empresa.

Outro ponto fundamental é o conceito da Ciência Econômica de criação de valor, através da atividade produtiva e, conseqüentemente, de valor agregado no processamento de recursos recebidos e utilizados na empresa, transformando-os em produtos finais, os quais têm um preço de mercado.

Desta maneira, o papel da Contabilidade no processo de criação de valor tem dois pontos referenciais: primeiro, o valor dos produtos finais, que é o valor criado ou agregado pelo processo produtivo; segundo, o custo de oportunidade do capital, que possibilita a mensuração do valor econômico adicionado.

INTRODUÇÃO

A Contabilidade gerencial pode ser definida como o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação, e comunicação de informação (tanto financeira como operacional) utilizada pela administração para planejamento, avaliação e controle dentro da organização e para assegurar o uso e a responsabilidade sobre seus recursos1.

O atual foco das pesquisas sobre a missão das entidades empresariais está centrado no conceito de criação de valor, associando dentro do mesmo escopo o processo de informação gerado pela Contabilidade para que as entidades cumpram adequadamente sua missão.

Atkinson, Banker, Kaplan & Young iniciam seu trabalho mais recente com este conceito, dizendo: "Contabilidade Gerencial - Informação que cria valor2 - "Sistemas contábeis gerenciais efetivos podem criar valor consideravelmente pelo fornecimento de informações acuradas e oportunas sobre as atividades necessárias para o sucesso das organizações de hoje".

Horngren , Foster & Datar também deixam claro que o escopo da contabilidade gerencial é a cadeia de valor, quando citam na introdução de seu trabalho: "Através desse livro nós organizamos nossa visão sobre as organizações pela utilização da cadeia de valor das funções do negócio, que aparecem na Figura 1 - Cadeia de Valor é a seqüência das funções do negócio no qual a utilidade é adicionada aos produtos ou serviços de uma organização. Essas funções são:

A figura 1 também mostra uma função de estratégia e administração, que estende-se através de todas as funções individuaus do negócio"3".

Mais especificamente na administração financeira, Van Horne inicia seu último trabalho no mesmo enfoque quando diz: "O objetivo de uma companhia deve ser a criação de valor para seus acionistas. O valor é representado pelo preço de mercado da ação ordinária da companhia, o qual, por outro lado, é uma função das decisões de investimento, financiamento e dividendos da empresa... Por todo este livro, o tema unificante é a criação de valor"4.

Ramirez, no recente artigo "A criação de valor na nova economia" discute o mesmo escopo, procurando alertar que o conceito tradicional de "cadeia de valores"deve ser revisado quando diz: "No esquema tradicional de "cadeia de valores", o valor é criado pelos produtores e destruído pelos consumidores. No entanto, essa concepção deixa de fazer sentido num mundo de empresas, fornecedores e clientes estreitamente vinculados numa rede global de negócios em que seus respectivos relacionamentos estão em constante mutação. Nesse ambiente, as tradicionais ferramentas de análise ecônomica tornam-se inúteis. A tarefa, agora, é descobrir uma maneira mais flexível de conceber as distinções entre clientes, fornacedores, bens e serviços5.

O objetivo deste trabalho é discutir o conceito de criação de valor e suas variantes, buscando sua validação, sua interação com a contabilidade e o papel da contabilidade no processo de geração de valor no ambiente empresarial. Nesse sentido, está-se também objetivando circunscrever a função contábil dentro das empresas, rediscutindo sua missão.

CONTABILIDADE GERENCIAL E A FUNÇÃO DE CRIAÇÃO OU GERAÇÃO DE VALOR

O atual estágio da contabilidade gerencial, que abarca todos os estágios evolutivos anterirores, centra-se no processo de criação de valor através do uso efetivo dos recursos empresariais. Esta função-objetivo está declarada no Relatório Revisado de Março de 1998, emitido pelo Comitê de Contabilidade Financeira e Gerencial da Federação Internacional de Contadores (International Federation of

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com