TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdisciplinar Macro E Micro Economia

Exames: Produção Textual Interdisciplinar Macro E Micro Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  2.190 Palavras (9 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA - Microeconomia trata do comportamento das empresas, famílias, indivíduos. Lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação as preferências dos consumidores. Também é denominada como Teoria dos Preços. Macroeconomia envolve questão globais, sendo um somatório de pessoas e empresas. Este estudo abrange o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de câmbio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais entre outros fatores.

NÚMERO-ÍNDICE – De uma forma simplificada, podemos dizer que o índice ou número índice é um quociente que expressa a variação relativa entre os valores de qualquer medida.

ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE - “Ética é um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir”

Então até que ponto os meios de comunicação respeitam essa ética? Mas qual é sua ética? Quem dita as mesmas? Para atingir seus abjetivos, do que a mídia é capaz?

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.

Exemplo: num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra.

A inflação é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro.

No ano de 2012, a inflação brasileira foi de 5,84% (IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). É importante ressaltar que a meta estabelecida pelo Banco Central Brasileiro é de 4,5%, com margem de dois pontos para mais ou para menos.

Matérias como a que segue abaixo, são reflexos da inflação na economia do país.

“Brasil tem 5ª maior inflação do G-20

Entre as 20 mais poderosas economias do mundo, o Brasil ostenta hoje a quinta maior inflação medida em 12 meses – 6,09%, conforme divulgou o IBGE nesta sexta-feira. O índice nacional fica atrás apenas dos 25,0% da Argentina; dos 10,8% da Índia; dos 8,6% da Indonésia; e dos 6,4% de África do Sul e Rússia.

O Brasil tem somente a 56ª economia mais competitiva do mundo atualmente, após perder oito posições em ranking divulgado neste ano. Para Carlos Rodofolfo Schneider, coordenador do Movimento Brasil Eficiente, a inflação nacional explica em grande parte o atual momento.

“E o que explica essa inflação são os grandes gastos do governo, que investe pouco”, diz ele.

De acordo com o empresário, a atual política econômica expansionista dos últimos anos mantém nas alturas o custo Brasil – termo empregado para os estraves estruturais, burocráticos e econômicos que encarecem o investimento no País.”

Taxa de juros é um índice utilizado em economia e finanças para registrar a rentabilidade de uma poupança ou o custo de um crédito. Chama-se taxa de juros aos diferentes tipos de índice que se empregam na medida de rentabilidade das poupanças ou que se incorporam ao valor de um crédito.

“A “cruzada contra os juros baixos”, isto é, a cruzada para que o Banco Central promovesse uma elevação da taxa básica de juros, teve início em fevereiro de 2013. Naquele momento, ainda não havia sido estabelecida uma convenção em relação ao aumento da Selic. Mas ali começou sua gênese: houve um bombardeio por parte de analistas e da imprensa no sentido de formar uma opinião pública consensual em torno da necessidade de aumento da taxa básica.”

A matéria acima foi publicada no Jornal do Brasil por Norberto Montani Martins que é componente do Grupo de Estudos sobre Moeda e Sistema Financeiro do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). Seu questionamento é como o governo continua nesse descontrole fiscal, com juros altos e a inflação que só aumenta. O país gasta muito, são gastos descontrolados e sem investimentos sólidos. Será que o desejo é mesmo a estabilidade?

Taxa de câmbio é a relação cambiária que existe entre duas moedas de países diferentes. Este dado estabelece que quantidade da moeda X se obtém em troca da moeda Y. Noutros termos, indica quanto dinheiro se pode comprar com a moeda de outro país.

“Taxa de câmbio provoca pessimismo em empresas brasileiras.

O índice de otimismo entre os diretores financeiros (CFOs) das empresas brasileiras neste trimestre é o mais baixo desde que passou a ser calculado, em 2012. A taxa de câmbio, o código tributário e as políticas governamentais preocupam as empresas do País.

Internamente, as dificuldades estão em manter as margens, gerenciar o capital de giro e contratar e preservar funcionários qualificados. A quinta edição da pesquisa trimestral Panorama Global dos Negócios, conduzida pela Duke University, Fundação Getulio Vargas e CFO Magazine com o apoio da BMFBovespa e do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) mostra os diretores financeiros brasileiros entre os mais pessimistas da América Latina.”

Com o disparo no valor do dólar, veio o aumento das taxas, mas acredita-se que o Banco Central tem instrumentos suficentes para freiar isso, devido as reservas dos últimos anos.

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO EMPRESARIAL

Medidas Descritivas

I) Medidas de Tendência Central: Média, Moral e Mediana;

Chama-se Média de um conjunto de dados numéricos ao número que se obtém dividindo a soma dos valores de todos os dados pelo número de dados.

Exemplo: Um time de futebol fez 3 gol em um jogo e 5 em outro. A média de gols por partida é:

Para calcular a média divide-se o nº total de gols pelo nº de jogos.

3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com