TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macro E Micro Economia

Trabalho Escolar: Macro E Micro Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  7.309 Palavras (30 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 30

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................3

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA...........................................................4

2.1 INFLAÇÃO...........................................................................................................4

2.2 TAXA DE JUROS................................................................................................5

2.3 TAXA DE CÂMBIO..............................................................................................6

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL...........7

3.1 MEDIDAS DESCRITIVAS....................................................................................8

3.2 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL.............................................................10

3.3 MEDIDAS DE DISPERSÃO...............................................................................11

3.4 TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA........................................12

3.5 NÚMEROS-ÍNDICES.........................................................................................16

3.6 DEFLAÇÃO DE DADOS...................................................................................17

4 ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE........................................................................19

5 UMA GESTÃO ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES.....................................................23

6 CONCLUSÃO .......................................................................................................26

7 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS......................................................................27

1 INTRODUÇÃO

O mundo conteporanio exige que oos individuos e as organizações estejam capacitados a estudar ea entender os fenômenos presentes em seu cotidiano. Muitos deses fenomenos implicam horas e horas de dedicaçao,a fim de compreendê-los de retirar deles as informações que substanciarão as decisões a serem tomadas. Decisões cada dia mais carentes de velocidade e precisão.

A tecnologia avança numa velocidade difícil de ser acompanhada e o comercio e cada vez mais internacional, o administrador precisa estar preparado para adaptar-se a esse movimento globalizado. A analise de desempenho, profissionalismo, transparência e planejamento são alguns conceitos gerenciais utilizados atualmente para atingirem seus objetivos o que faz a adinistração um instrumento valioso de informação para a tomada de decisões, onde se aproveite as oportunidades de diferenciação que as novas tecnologias de informação oferecem.

A economia,como e a ciência da escolha como os recursos são escassos e as necessidades das pessoas são limitadas,pois sempre se renovam e necesario fazer escolhas. A empresa tem que ser competitiva e sobressair-se onde é necessário adotar uma nova postura para gestão eficaz através dos profissionais da administração.

2 – MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A marcroeconomia apresenta uma visão simplificada da realidade para, assim, explicar a coduta dos agentes e a evolução das variavéis. Com esse objetivo , são elaborados modelos que pertendem ilustrar o funcionamento da econômia em seu conjunto o que exige a introdução de certos pressupostos simplificadores. Assim, enquanto a microeconomia estuda a produção e os preços em mercados especificos como o automobilismo ou o petrolífero, na macroeconomia os distintos bens e mercados são agregados até serem reduzidos a um só bem genérico, que representa o conjunto de todos os bens e serviços produzidos e comercializados em uma economia. Esse bem tem única curva de demanda, a demanda agregada, e uma única curva de oferta, a oferta agregada.

A macroeconomia estuda as variáveis econômicas agregadas, como a produção da economia em seu conjunto, denominada produção agregada, ou o preço médio de todos os bens, denominado nível de preços.

2.1 - INFLAÇÃO

A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.

A inflação pode ser dividida em:

Inflação de Demanda

É quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. As chances de a inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos. Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.

Inflação de Custos

É associada à inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento. As causas mais comuns da inflação de custos são: os aumentos salariais fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; o aumento do custo de matéria-prima que provoca um super aumento nos custos da produção, fazendo com que o custo final do bem ou serviço aumente; e, por fim, a estrutura de mercado que algumas empresas aumentam seus lucros acima da elevação dos custos de produção.

Índices de Inflação

A inflação possui vários índices entre eles o IGP (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico).

2.2 - TAXA DE JUROS

A taxa de juro é o preço ou o valor do dinheiro. Representa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com