TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Macro E Micro Economia

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Macro E Micro Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 4

Microeconomia e Macroeconomia

Um ramo da economia voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo (famílias e/ou indivíduos) ao estudo das empresas, suas respectivas produções e custos, além do estudo da produção e preços dos diversos bens e serviços e fatores de produção.

Representa uma visão microscópica dos fenômenos econômicos.

Diferencia-se da macroeconomia, que é um ramo da economia que aborda os problemas econômicos de maneira agregada.

Mercado é o local onde produtores e consumidores se encontram para realizar a compra e venda das mercadorias. O mercado existe desde os primórdios da humanidade. Os mercados evoluem de acordo com o desenvolvimento da sociedade, mas mantêm as mesmas características comuns: é o local onde se realizam as transações entre compradores e vendedores.

No mercado a regulação é feita pela lei da oferta e da procura. Quando há mais produtos que as necessidades da população, os preços tendem a baixar. Quando há menos produtos que a procura, os preços tendem a subir.

O mercado regula os interesses de produtores e consumidores: os produtores querem ganhar o máximo possível; enquanto os consumidores querem pagar o mínimo possível. O resultado desse processo são os preços de equilíbrio, ou seja, é o patamar no qual consumidores e produtores realizam seus interesses sem que nenhum seja prejudicado. Os mercados crescem quando há desenvolvimento econômico, crescimento da economia.

Os mercados entram em retração quando há desaceleração do desenvolvimento

econômico.

Os preços no mercado são a expressão monetária do valor de mercadorias e refletem os custos de produção e o lucro dos empresários.

Os mercados caracterizam-se pela seguinte estrutura: concorrência perfeita; monopólio e oligopólio.

Concorrência perfeita: é uma situação marcada pelas seguintes características:

- o número de agentes compradores e vendedores é de tal ordem que nenhum deles, individualmente, possui condições para influir decisivamente no mercado.

- os produtos são homogêneos podendo ser fabricados por qualquer dos produtores.

- produtores e consumidores têm mobilidade e não há acordo de preço entre os que participam do mercado.

- o preço é definido de maneira impessoal, ninguém individualmente o estabelece.

1. deve haver transparência no mercado. Não há informações privilegiadas para qualquer agente econômico.

Macroeconomia

A macroeconomia estuda o comportamento dos grandes agregados, tais como PIB, renda, nível geral de preços, taxa de juros, taxa de câmbio, emprego/desemprego, balanço de pagamentos, moeda, etc.

Ao estudar esses agregados, a macroeconomia deixa para um segundo plano o comportamento das unidades e constituições individuais e dos mercados específicos, que são estudados pela microeconomia.

A macroeconomia trata o mercado de bens s serviços em um todo (agregando produtos agrícolas, industriais, serviços, transportes) bem como o mercado de trabalho, não se preocupando com as diferenças de qualificação (sexo, origem, etc).

abordagem macroeconômica tem a vantagem de permitir uma melhor compreensão dos fatos mais relevantes da economia, representada assim um importante instrumento para a política e programação econômica.

LUTAS DA POLÍTICA ECONÔMICA

a) alto nível do emprego

b) estabilidade dos preços

c) distribuição justa da renda

d) crescimento econômico

As questões relativas ao emprego e inflação são consideradas conjuntamente de curto prazo. As questões relativas ao crescimento econômico são predominantemente de longo prazo.

Nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com