TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer ENTREVISTA COM UM EMPREENDEDOR

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 6

Prointer I

RELATÓRIO PARCIAL

1º Bimestre

Aluno: Robson Cunha

INTRODUÇÃO

O trabalho interdisciplinar tem o objetivo de analisar todo o processo de um empreendimento. Ou seja, desde sua criação até a sua consolidação no mercado. Além de mostrar as estratégias, planejamentos e planos de negócios usados pelas empresas. 

ENTREVISTA COM UM EMPREENDEDOR

Nome da Empresa: Loja Informática PC

Endereço: Rua Oito, 12

Cidade: Contagem

Estado: Minas Gerais

Ramo de Atividades: Assistência Técnica

Produtos e/ou serviços: Manutenção em computadores, impressoras, fax, monitores

Data de Inicio das atividades: 1998

Entrevistado: João

1) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?

A infomática vive em evidência. Tem sempre uma equipamento precisando de reparos. Então associei o gosto pela informática com o crescimento da área no mercado para abrir minha empresa. Além, do desejo de ganhar mais e ter a disponibilidade de fazer meus próprios horários.

2) Existem outros empreendedores em sua família?

Apenas eu mesmo.

3) Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?

Veio a ideia depois que me formei no ensino técnico. Notei que não havia profissionais qualificados no mercado. Fiz um cursos profissional na área. O que me ajudou a iniciar minha carreira e com isso a criação da minha empresa.

4) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?

Tenho o ensino técnico de informática. A minha formação foi fundamental para saber mais sobre a área de informática e todo o mecanismo de manutenção. Isso, me auxiliou a me tornar empreendedor.

5) Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?

Empreender é difícil. Requer estudos e analise. E muitos profissionais não querem correr riscos, saindo de seus empregos fixos para se aventurarem em um mercado que vive oscilando

6) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?

Se tornar um empreendedor traz total independência. Você se torna o seu próprio chefe e o sucesso de seus negócios dependerá de seu esforço. Hoje quanto mais você se informa, estuda e investe na sua carreira, mais chances sua empresa terá de se destacar no mercado. Logo a empresa terá um bom retorno financeiro.

7) De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?

A ética é fundamental para o crescimento e permanência de uma empresa no mercado. É respeitar os clientes, fornecedores e funcionários. É agir com honestidade e transparência. As relações humanas é o que faz uma empresa funcionar.

8) Como você encontrou a oportunidade de empreender?

Eu trabalhava em uma empresa de assistência técnica autorizada, lá pude me aperfeiçoar ainda mais no ramo de manutenção de computadores. Mas, a empresa não dava oportunidade de crescimento. Não existia processos para mudança de cargo. Foi quando decidir ter minha própria empresa. Com o objetivo de fazer o melhor e de ser um diferencial no mercado.

9) Como você avaliou esta oportunidade?

Avaliei como o momento certo de investir em meu sonho. A chance de mudar de vida e de me tornar um empreendedor era aquele momento.

10) Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.

Para montar um bom negócio, não basta ter apenas uma boa ideia. É preciso planejar. Traçar metas e objetivos. Avaliar os fatores de riscos. Foi isso que fiz.

11)Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?

Na empresa em que trabalhei, antes de montar meu próprio negócio, tive muitos conhecimentos de como ela funcionava. Como era o atendimento, a prestação de serviço. Com isso me espelhei para a abertura da minha empresa.

12)Quais são suas forças e fraquezas?

A força da minha empresa está na qualidade no atendimento, preços baixos, promoções, fidelização com clientes. Acredito que a fraqueza está no marketing. Um bom anúncio publicitário ajudaria na expansão da empresa.

13)Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio?

Sim, minha esposa. Um ajuda, auxilia o outro.

14)O que significa ter ética nos negócios para você?

É ter respeito com os clientes, fornecedores e funcionários. É ter credibilidade, agir com honestidade.

15)Quais os recursos econômicos/financeiros você precisou para iniciar o negócio?

Usei o meu FGTS e algumas economias que havia feito durante o perído em que trabalhei.

16)Onde e quando obteve estes recursos?

Obtive através de um acordo com a empresa em que trabalhava. Com a minha demissão eles me pagaram tudo que eu tinha de direito. E através do FGTS e de umas economias que havia feito consegui abrir meu negócio.

17)Quando e como obteve o primeiro cliente?

. Foi por meio de um familiar que indicou meus serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com