TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista Empreendedor

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  2.138 Visualizações

Página 1 de 2

Entrevista Empreendedor

1-INTRODUÇÃO

Um empreendedor é “ uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões” (Filion, 1999, p.19). Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir: imaginação; determinação; habilidade de organizar; habilidade de liderar pessoas; habilidade de conhecer tecnicamente etapas e processos.

2.1 Comportamento do Empreendedor

Baseando nas explicações do autor foi possível identificar as seguintes característica no comportamento do empreendedor entrevistado:

• Técnicas: conhecimento das técnicas de vendas e ausência de conhecimento da área administrativa e gerencial de uma empresa na época que iniciou o empreendimento.

• Gerenciais: Empreendedor não compreendia o processo gerencial de uma organização. Entretanto arriscou seu patrimônio para iniciar as atividades da empresa.

• Características pessoais: ambição, determinação, visionário, ousado, assumiu os riscos do negócio, explorou a oportunidade e foi persistente.

2.3 Considerações sobre o empreendedor e seu empreendimento

muitos chefes de família não ousaram em arriscar o patrimônio adquirido ao longo de árduos anos de trabalho em um negócio por eles totalmente desconhecidos. Se analisarmos bem a história de Carlos veremos que além de superar concorrentes ao longo dos 26 anos ele venceu as crises econômicas e as diversas “trocas de moeda” que que o Brasil realizou no período.

3.1.1 Matriz SWOT Mason do Vento

Forças

Possuir capital para iniciar o empreendimento.

Formação dos sócios.

Elaboração de um plano de negócios. Fraquezas

Conhecimento limitado sobre o ramo de atuação

Trabalhar apenas com profissionais free e lancer ou terceirizados.

Ameaças

Mudanças econômicas podem aumentar o valor dos equipamentos.

Oportunidades

Ausência de empresas que prestam o

REFERÊNCIAS

BASTOS, Marcelo. Análise SWOT conceito e aplicação. [On line] Disponível em:<http://www.portal-administracao.com/2014/01/analise-swot-conceito-e-aplicacao.html>. Acesso em 05 de abr.de 2016.

Como Elaborar um Plano de Negócios. [On line] Disponível em: < http://www. sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/Como-elaborar-um-plano-de-neg%C3%B 3 cio>. Acesso em 05 de abr.de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com