TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista Com Empreendedor

Trabalho Universitário: Entrevista Com Empreendedor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  1.626 Visualizações

Página 1 de 4

Entrevista

Empreendedor: Josebel Ribeiro Cruz

Comércio: Mercearia Vale Tudo

Desde: 02/1990

Josebel Ribeiro Cruz – Nasceu 25/10/1944 na cidade de Ipirá, interior do Estado da Bahia, em uma família de retirantes,com 11 irmãos, muito pobre e sem nenhuma perspectiva de crescimento financeiro e cultural. Cursou o primário nesta cidade e o ginásio em E.E. de 1º G Profª Maria Bastos Melo.

Aos 18 anos, com o apoio dos seus pais que não queriam que os seus filhos tivessem a mesma vida difícil e sofrida que eles tiveram, mudou-se para a capital de São Paulo para trabalhar. Chegou em São Paulo apenas com dinheiro para sobreviver durante 1 (um) mês e foi esse o tempo que demorou para conseguir o seu primeiro emprego.

A partir de seu primeiro emprego, permanecendo por 7 (sete) anos na empresa Light, que prestava serviços terceirizados para a concessionária de energia elétrica começou a ver as primeiras perpectivas do futuro. Comprou um terreno e construiu sua casa onde reside atualmente.

Depois permanceu por 8 anos na empresa ABB no ramo de energia e automação.

A terceira empresa foi a Security, essa empresa prestava serviços de reparo e manutenção em computadores, permaneceu por 10 anos aonde foi demitido devido a empresa estar passando por alguns momentos difíceis. A economia estava fraca e foi perdendo alguns clientes, então os funcionários mais antigos foram sendo demitidos.

Entrevista:

Como surgiu a idéia ou oportunidade?

Surgiu quando me vi desempregado após 10 anos de estabilidade em uma empresa (Security). Nesse tempo estava casado e os filhos já existiam.Como havia guardado algumas economias desde que cheguei a São Paulo e quando fui demitido dessa empresa peguei a recisão, com todo esse dinheiro poupado durante esse período, decidi não trabalhar mais para nínguém e sim ter o meu próprio negócio. No começo tive muitas dúvidas do que fazer, a primeira idéia foi comprar uma Kombi e agregar em transportadoras mas após ouvir principalmente os conselhos dados pela minha esposa, percebi que não seria um bom investimento. Então resolvi arriscar no ramo do comércio quando um rapaz próximo a minha residência estava vendendo a sua mercearia, achei que seria uma boa oportunidade.

No começo passou por dificuldades?

Passei como todo que começam, tivemos alguns prejuízos, dificuldades para repor as mercadorias e até mesmo com o básico que era pagar as contas de água e luz mas mesmo assim não desisti. Na época existiam vários comércios pelo bairro que já possuiam sua clientela, então para ganhar a confiança dos clientes foi demorado.

Qual o seu grau de satisfação com a escolha?

Muito satisfeito. Não tenho dúvidas que essa foi a melhor escolha, a oportunidade apareceu e eu agarrei. Gosto muito de trabalhar na atividade e no ramo que escolhi. Temos problemas no dia a dia em decorrência dos negócios, mas é uma situação passageira, pois a satisfação com trabalho desenvolvido supera os problemas que eventualmente ocorrem.

Como anda seu comércio hoje?

Hoje o comércio está muito bem. Tenho bons clientes que estão sempre satisfeitos e isso gera o meu lucro. Hoje não tenho mais problemas em repor as mercadorias e mesmo existindo muitos concorrentes no bairro não fui e nem me sinto prejudicado.

Qual a razão para o seu sucesso?

Eu coloco a razão para meu sucesso nas longas horas de dedicação ao trabalho e ao planejamento de tudo que vou desenvolver, observo principalmente os casos similares que fracassaram (dos concorrentes),para que eu não cometa as mesmas falhas e também procuro sempre observar o lado bom dos meus concorrentes que me inspira a ter mais ideias e a fazer o diferencial. Tenho certeza que o meu sucesso veio pela dedicação e a coragem que eu tive de nunca desistir.

Quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com