TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto

Artigo: Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  188 Visualizações

11 - É de responsabilidade do gerente de projetos controlar o aumento do escopo do projeto durante a execução. Pois podem ocorre mudanças conforme o cliente entende das suas necessidades, por isso é necessário estabelecer um procedimento de controle previamente definido e documentado para o controle das solicitações de mudanças no gerenciamento do escopo. Sendo assim reuniões com os membros da equipe são necessários para atualiza-los das mudanças de interesses dos clientes.

Segundo o Guia PMBOK®, desenvolver o plano de gerenciamento de projeto é o processo de documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares.

É o principal processo de planejamento, pois, integra os demais planos complementando-os, e provavelmente, o processo mais importante para o gerente de projeto, pois, através do planejamento, seremos capazes de:

Determinar os objetivos e como atingí-los;

Eliminar ou reduzir incerteza;

Aperfeiçoar eficiência dos processos;

Obter um melhor entendimento dos objetivos;

Antecipar aos problemas futuros.

Abaixo alguns provérbios sobre planejamento:

“Nenhum vento é o vento certeiro, quando não sabe para qual porto se dirige.” Seneca

“Se você falha em planejar, está planejando falhar.” Lair Ribeiro

Os projetos, nos quais alguém planeja e outra executa, acabam gerando muitos questionamentos em relação ao que foi planejado e um menor comprometimento da equipe.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com