TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto

Trabalho Escolar: Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 5

Mares do Sul Questão 2 (2,0 pontos)

Utilizando-se da internet, faça uma pesquisa e aponte 10 características, habilidades, competências que um gestor de projetos precisa ter. Das 10 apresentadas, escolha 5 e discorra sobre elas. Por que as 5 escolhidas são representativas para você?

Lembre-se de mencionar a fonte de pesquisa, autor, ano, conforme normas da ABNT.

R:

1° Liderança; Ser responsável pelo sucesso ou fracasso da organização.

2° Gestão de conhecimento; Controlar gastos em produtos e começar a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores.

3° Gerenciamento de conflito; É aceitar que os seres humanos são diferentes. Podem pensar diferente, podem ter objetivos diferentes, valores diferentes e, mesmo assim, conviverem de maneira saudável e com qualidade.

4° Competência técnica; representa o conhecimento profundo, ao nível dos métodos. Processos e procedimentos, das atividades desenvolvidas na organização ou no departamento que dirige; representando ainda a energia e desembaraço para a realização rápida de tarefas.

5° Negociação; Praticada tanto para resolver questões pessoais, como para questões profissionais, em ambientes políticos, comerciais, diplomáticos, institucionais, gerenciais, jurídicos, trabalhistas e outros.

6° Comunicação;

7° Relacionamento Humano;

8° Administração do tempo;

9° Influência na Organização;

10° Solução de Problemas;

Questão 3 (2,0 pontos)

Leia com atenção o texto abaixo:

Em entrevista à Microsoft (Construindo resultados com o gerenciamento de projetos) publicada na revista Mundo PM, Ricardo Vargas faz um estudo interessante sobre a gerência de projetos e defende que ao falarmos de gerenciamento de projetos devemos observar que ele não nasceu ontem, precisamos saber que há 30, 40 anos atrás já se estudava e normalizava seus padrões, conceitos e boas práticas. Para Vargas, as palavras de “ordem” de um gerenciamento de projeto são:

GERENCIAMENTO DE ESCOPO, GERENCIAMENTO DE RISCO, COMUNICAÇÃO E RECURSOS HUMANOS (aspectos humanos) e ainda acrescentamos CRONOGRAMA.

Apresente as definições para cada palavra CONCEITO mencionadas. Para tanto proceda a pesquisas e utilize o material didático.

R:

GERENCIAMENTO DE ESCOPO;

As finalidades do Gerenciamento do Escopo/ Âmbito do projeto incluem a definição do trabalho necessário para concluir o projeto, servir como guia (ou ponto de referência) para determinar que trabalho não esteja incluído (ou não é necessário) no projeto.

GERENCIAMENTO DE RISCO;

Realiza-se com a adoção de melhores práticas de infraestrutura, políticas e metodologias, permitindo uma melhor gestão dos limites de risco aceitáveis, do capital, da precificação e do gerenciamento da carteira.

Risco significa incerteza sobre a ocorrência ou não de uma perda ou prejuízo, e a forma de se controlar os riscos é através de seu gerenciamento. Ser capaz de gerenciar o risco significa “tentar evitar perdas, tentar diminuir a frequência ou severidade de perdas ou pagar as perdas de todos os esforços em contrário”.

COMUNICAÇÃO E RECURSOS HUMANOS;

Qualquer gestor de pessoas deve ter muito cuidado com seu estilo de comunicação, caso contrário, seu estilo pode ser o responsável pelo desinteresse do grupo com o qual você trabalha, podendo até, afastá-lo do mesmo.

“Estilo de comunicação” nada mais é do que o conjunto das qualidades de expressão, características de um emissor em comunicação.

CRONOGRAMA;

Instrumento de planejamento e controle semelhante a um diagrama, em que são definidas e detalhadas minuciosamente as atividades a serem executadas durante um período muito longo e constante.

Em nível gerencial, um cronograma é um artefato de controle importante para levantamento dos custos de um projeto e, a partir deste artefato, pode ser feita uma análise de viabilidade antes da aprovação final para a realização do projeto.

Questão 4 (2,0 pontos)

Vamos agora utilizar de sua própria experiência profissional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com