TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto

Trabalho Escolar: Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

Item 1 – Atitudes relacionadas ao trabalho

A ) ENVOLVIMENTO COM O TRABALHO:

A personagem, em busca de experiência profissional, aceita o desafio de assumir um cargo que não era sua pretensão. O trabalho como assistente era apenas um passo para seu verdadeiro desejo: trabalhar em um jornal. Suas funções não eram compatíveis com seus valores e personalidade. O exemplo torna-se claro na primeira cena do filme, quando todas as funcionárias arrumam-se com roupas, sapatos, perfumes, maquiagens e acessórios de marcas famosas, enquanto Andrea veste-se de maneira simples e passa apenas um leve brilho nos lábios.

Ao chegar à empresa percebe que o ambiente é tenso. Embora insegura e aparentemente inadequada ao cargo, não se aniquila diante da frieza do ambiente. Demonstra envolvimento esforçando-se e adaptando-se às situações e funções e, principalmente, relacionamentos.

Aos poucos Andy envolve-se com a revista e com o mundo da moda, cada vez mais seduzida pelo contexto. Começa a mesclar seus valores, efeito do fascínio do poder e de sua auto-estima. Com o tempo, passa a realizar tarefas cada vez mais difíceis dentro da empresa, assumindo o posto de primeira assistente da editora chefe.

B) COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL:

Um exemplo é a permanência no emprego. Se a personagem não tivesse aceitado mudar seu comportamento, seria dispensada da empresa.

No início, os valores da personagem são distintos dos da organização. Ex.: cena da discussão de Andrea com seu colega sobre as roupas que veste. Ela afirma não ver porque mudar por causa do trabalho.

Logo, a moça busca uma mudança rápida com o auxílio de um dos funcionários da revista, que demonstra seguir o padrão exigido pela empresa para se manter no cargo. Ela modifica sua forma de vestir, trocando peças básicas por grandes marcas do mundo da moda. Muda seu estilo de vestir e aparência visual. A personagem mergulha na cultura imposta pela empresa e começa mudar também seu comportamento, adequando-se aos padrões da organização e se insere no contexto, através do bom desempenho no trabalho, cumprimento das exigências da liderança, atendendo prontamente a todos os compromissos sem medir esforços.

Percebe-se a mudança dos valores da personagem, a adaptação cada vez maior à organização, que resulta em abandono dos amigos e namorado, sacrificando assim, sua vida pessoal em troca do “sucesso” profissional, como expresso na cena em uma discussão com seu namorado. Este, ao se referir aos valores de Andrea, exclama: “você dizia que isso era temporário, você tirava sarro das garotas da Runway e olha só: agora você se transformou numa delas”.

C ) SATISFAÇÃO COM O TRABALHO: Não foi identificada satisfação com trabalho por parte da personagem, pois a mesma cumpria só tarefa que lhe era atribuída. Vivia em constante constrangimento por parte de sua chefe. No entanto, permanecia no emprego porque era um meio de adquirir experiência e chegar ao seu verdadeiro objetivo. Executava suas tarefas da melhor maneira possível e com alto comprometimento.

Usava sua determinação e foco para se mostrar competente e apta ao trabalho, distanciando-se de sua família, namorado e amigos. Após observar a realidade daquele mundo ela repensa e toma uma decisão. Escolhe voltar para o que havia deixado para trás e ir em busca de seus objetivos, abrindo mão daquele mundo fantasioso. A insatisfação fica claramente exposta quando a personagem se vê em Paris, sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com