TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Оrientações para desenvolvimento do projeto interdisciplinar II. Uma visão diagnóstica do perfil empreendedor como fator de diferenciação competitiva

Seminário: Оrientações para desenvolvimento do projeto interdisciplinar II. Uma visão diagnóstica do perfil empreendedor como fator de diferenciação competitiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Seminário  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 9

ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR II

1. TÍTULO : PROJETO INTERDISCIPLINAR II

TEMA: UMA VISÃO DIAGNÓSTICA DO PERFIL EMPREENDEDOR COMO FATOR DE DIFERENCIAÇÃO COMPETITIVA

2. CONHECIMENTO A SER BUSCADO – BASE DO PROJETO:

Entender como o conhecimento administrativo é disseminado na organização em análise como um processo natural do desenvolvimento prático do setor e ainda, como o estudo da administração vem influenciando ou pode influenciar a gestão das empresas da Microrregião de Manhuaçu – MG.

3. OBJETIVOS DO PROJETO INTERDISCIPLINAR

3.1 – OBJETIVO GERAL

Demonstrar como efetuar a abertura e/ou o planejamento de mercado de uma empresa localizada em Manhuaçu e Região. O objetivo do projeto é fazer com que os alunos, dando prosseguimento ao estudo da ciência da administração, após mapear os problemas de gestão nas organizações pesquisadas até o sexto semestre, em suas atividades interdisciplinares passados, apresentem um estudo entre as propostas a seguir:

(1) Escolher entre uma das empresas onde já efetuou estudo anteriormente, e efetuar um plano de mercado para esta empresa;

(2) Desenvolver, após o mapeamento das condições atuais da empresa, um novo negócio na sua área de atuação.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Descrever o ambiente de inserção do negócio, visando o desenvolvimento de um diagnóstico do perfil da gestão da empresa e o seu mercado, apresentando um relatório de sua análise conforme descrito no modelo de plano de negócio sugerido;

Desenvolver uma proposta de concepção e construção em ambiente real de um novo negócio, ou a reestruturação de um negócio já existente, utilizando-se dos conhecimentos alusivos ao processo administrativo, vivenciados em sala de aula, e a aplicabilidade prática desses conceitos, bem como a visualização interdisciplinar em campo prático das diversas abordagens do novo paradigma organizacional.

Conhecer a concepção, formação e formulação das estratégias de competição do setor de mercado em que se insere a organização em estudo, identificando os principais fatores estratégicos de sucesso da organização em estudo.

4. MÉTODOS

4.1 QUANTO AS ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO

Os professores das disciplinas referentes ao semestre participarão diretamente no projeto, e deverão, conjuntamente, orientar os alunos para o desenvolvimento das atividades.

Considerando a natureza interdisciplinar do projeto o mesmo será realizado em grupo, sendo a turma dividida em equipes de 05 (cinco) a 07 (sete) alunos.

Os alunos deverão utilizar-se do conhecimento adquirido no transcorrer do curso de administração, para efetuar e apresentar um plano de mercado ou um plano de abertura de um novo negócio, provando o total conhecimento e a aplicabilidade prática e interdisciplinar das disciplinas que compõem o curso de administração. Deverão formatar o plano de mercado ou o plano de negócios conforme orientação dos professores, seguindo sumário específico, apresentado no corpo deste projeto.

5.2 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

As equipes organizarão o desenvolvimento do trabalho, fazendo parte do aprendizado a definição de um competente cronograma que possibilite a entrega do produto ao final do prazo estabelecido em 5.3.1 destas orientações metodológicas.

5.3 QUANTO A AVALIAÇÃO

5.3.1 QUANTO AOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os professores do período avaliarão os trabalhos apresentados, observando os seguintes aspectos: o atendimento da proposta de trabalho; o relatório escrito de forma conjunta, a elaboração da proposta de trabalho para apresentação dos resultados e a exposição oral. A nota final será a média das notas definidas pelos titulares das cadeiras do 7º período de administração e/ou por professores convidados para composição das bancas examinadoras dos respectivos trabalhos.

A proposta de empreendimento ou de sua reestruturação e a apresentação do respectivo relatório serão avaliadas conforme os seguintes critérios:

Relatório (Plano de Negócio) ou (Diagnóstico Empresarial): Valor 50 pontos - Entrega 27/05/2013;

• Critérios de pontuação:

• Fundamentação das disciplinas 10,0 pontos;

• Análise Crítica dos pontos observados 20,0 pontos;

• Utilização correta das normas ABNT- manual Facig - 10,0 pontos;

• Interdisciplinaridade nas questões e conclusões 10,0 pontos.

Apresentação oral: Valor 50 pontos

• Critérios de pontuação:

• Apresentação 10,0 pontos;

• Planejamento de apresentação oral 10,0 pontos;

• Análise interdisciplinar das questões 10,0 pontos;

• Conclusões e sugestões 20,0 pontos.

• Processo de Avaliação:

A banca examinadora julgará a apresentação do trabalho, levando em consideração os critérios de pontuação constantes do subitem anterior.

• Datas de apresentação:

• As apresentações serão desenvolvidas no período de 03 a 07 de junho de 2013 em calendário próprio, que será divulgado com oportunidade.

Aprovação

Os trabalhos apresentados serão considerados aprovados se obtiverem um mínimo de 60 pontos, conforme previsto no regimento interno da IES.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com