TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Starbucks

Exames: Projeto Starbucks. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  4.823 Palavras (20 Páginas)  •  1.421 Visualizações

Página 1 de 20

Estratégia Competitiva

STARBUCKS NO BRASIL

ÍNDICE

I. PROPOSTA

II. STARBUCKS

Breve histórico

Missão

III. ANÁLISE SWOT

IV. ANÁLISE INTERNA

Cadeia de Valor

Modelo 7S – McKinsey

Dimensões da Saúde Corporativa - McKinsey

V. ANÁLISE EXTERNA

Modelo das 5 Forças de Porter

VI. OBJETIVOS

VII. SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

VIII. ESTRATÉGIA DE MARKETING – MODELO 4P’s

IX. FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

X. MAPA ESTRATÉGICO

XI. RECOMENDAÇÕES

XII. RESULTADOS ESPERADOS

XIII. CASH FLOW

XIV. BIBLIOGRAFIA

PROPOSTA

O foco deste projeto é a abertura de uma cafeteria Starbucks e envolve a análise do segmento de cafeterias premium na cidade-alvo, São Paulo.

A Starbucks irá oferecer ao consumidor uma experiência única na hora de apreciar um expresso ou um café especial, expondo os valores e a cultura da marca e divulgando o consumo de cafés considerados gourmet.

Com base nas análises realizadas pelo grupo e apresentadas ao longo do trabalho, o mercado de cafeterias premium está em expansão no Brasil, gerado pela onda crescente de consumidores mais informados e exigentes para a degustação de produtos como o café, buscando novos blends e preparos desta bebida.

Muito embora as barreiras de entrada para este setor sejam baixas, os novos players que não conseguirem diferenciar-se no serviço oferecido, além do produto em si, estão fardados ao insucesso. Isto, pois o fator conveniência não é o que estimula os consumidores a freqüentarem tais estabelecimentos, mas sim, um ambiente onde possam reunir amigos, e que ofereça bons produtos.

A cidade de São Paulo possui uma grande concentração de renda e um número potencial de consumidores acima da média de outras cidades brasileiras, o que a torna o grande foco do mercado de luxo brasileiro, evidenciado pela expansão de estabelecimentos comerciais e imobiliários focados no público de classe A. As cafeterias premium, igualmente focadas para atender esse público, ainda se apresentam com poucos players estabelecidos, concentrados principalmente nas regiões do Itaim e Jardins.

Nas próximas páginas serão apresentados o modelo de negócio explorado pela empresa em diversos países e as recomendações propostas pelo grupo levando-se em consideração as particularidades e características do mercado local.

STARBUCKS

BREVE HISTÓRICO

Fundado em 1971 em Seattle, a Starbucks é um dos principais provedores e tostadores de café do mundo, sendo reconhecida como uma marca de café de qualidade. Possui mais de 9.200 cafeterias na América do Norte, América Latina , Europa, Oriente Médio, Ásia e Pacífico, pelas quais circulam aproximadamente 35 milhões de clientes por semana.

A Starbucks lidera o mercado de torrefação e varejo de cafés especiais, oferecendo mais de 20 tipos de cafés, dos mais simples até os mais elaborados. Seus produtos possuem qualidade superior e um preço premium, sendo o Frappucino um dos mais famosos produtos da rede, eleito em 1996 “o melhor produto novo do ano” nos EUA.

O compromisso da empresa é oferecer aos clientes um café de altíssima qualidade, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento das zonas produtoras de café com as quais mantém negócios, destinando parte de sua renda a projetos sociais e ambientais nessas comunidades.

Em 2006, a Starbucks foi reconhecida como uma das companhias mais respeitadas do mundo pelo Financial Times e uma das marcas mais influentes, segundo o Brandchannel.com. Neste mesmo ano, foi apontada no ranking da Fortune como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar, pelo oitavo ano consecutivo.

MISSÃO

A Starbucks valoriza muito as relações com as pessoas, política já incorporada aos princípios da empresa, os quais são claramente definidos na missão da empresa.

Estabelecer-se como principal fornecedora mundial de café de alta qualidade e, ao mesmo tempo, manter os princípios que norteiam o funcionamento, que são:

 Oferecer um excelente ambiente de trabalho e tratar a todos com respeito;

 Abraçar a diversidade como um elemento essencial na maneira de fazer negócios;

 Aplicar padrões mais elevados de excelência na compra, torrefação e entrega de café sempre fresco;

 Manter os clientes extremamente satisfeitos todo o tempo;

 Contribuir positivamente com as comunidades e o ambiente ao nosso redor;

 Reconhecer que lucratividade é essencial para o nosso sucesso futuro.

ANÁLISE SWOT

PONTOS FORTES

 Marca forte

 Credibilidade

 Status

 Bebidas sofisticadas

 Qualidade: fornecedores rigorosamente selecionados

 Sortimento e inovação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com