TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova De Administração Estratégica

Artigos Científicos: Prova De Administração Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  907 Visualizações

Página 1 de 6

Respostas:

1) Na minha companhia se trabalhará como uma vaca, um sistema único, bem dimensionado, bem alinhado e regendo todas as suas funções para um único sentido de “vida”.

O sucesso de uma organização nos tempos de hoje (saturação do mercado) está muito além de criar um produto, estabelecer metas, projetos, dados, planilhas. Precisamos ter setores bem alinhados e coordenados aos mesmos princípios, multiplicando as eficiências e eficácias individuais de cada funcionário e, proporcionalmente, dos setores que cada um desses indivíduos se alocam.

Por isso que na Gestão Administrativa moderna tanto se fala nas relações de dentro de uma empresa, na cultura organizacional e no aprofundamento da Gestão de Pessoas. São estudos teóricos que buscam inteirar o relacionamento social e cultural de diversos setores de uma organização, e assim proporcionar a todos os funcionários motivação a buscarem os mesmos princípios e metas, mesmo eles sendo de setores diferentes.

2.1) As principais capacidades especificas internas do HIAE se resumem em: aquisição e uso eficaz de novas tecnologias, geração e incorporação de novos conhecimentos científicos e a utilização e controle contínuo das melhores práticas em atendimento médico-assistencial. Essa ultima citada é a mais específica e provavelmente a mais difícil de copiar.

Os concorrentes que não são possuidores dessas capacidades terão um enorme esforço para dar vida a esses fatores, terão que investir altos custos e se dedicar exclusivamente por um longo espaço de tempo para imitá-las. Muito porem, para a capacidade da utilização e controle contínuo das melhores práticas em atendimento médico-assistencial (ultima citada), a concorrência necessitará de mais esforços que isso, pois se trata de ações individuais dos funcionários internos da própria HIAE.

O HIAE possui parcerias de grande gabarito no desenvolvimento de pesquisas, o melhor parque tecnológico (equiparado aos melhores hospitais dos EUA), além de certificações internacionais. Somado a tudo isso, destacam-se, novamente, a reputação e as capacidades de investimento e organizacional, dificultando ainda mais para as empresas copiadoras.

2.2) Os principais recursos que sustentam as capacidades internas do HIAE perante outros hospitais são: a Capacidade de Investimento em Infraestrutura e Tecnologia, a Reputação que conquistaram ao longo de toda a historia da organização, Certificação Internacional, as Parcerias e a Capacidade Empreendedora/ Administrativa.

A Certificação Internacional se da pelo certificado ISO e pelo selo Joint Commission International (JCI) entregues ao Hospital, lembrando que o HIAE foi a primeira instituição não americana a se credenciar ao selo da JCI.

A organização atua de forma a proporcionar apoio a todas as ações que visam à exploração de seus recursos, capacidades e inovação, garantindo uma Capacidade Administrativa e Empreendedora única.

As Parcerias na área de pesquisa também garantiram resultados efetivos.

2.3) O HIAE é uma organização que se sustenta com recursos e capacidades valorosos, raros e difíceis de imitar. Os recursos que à tornam assim são:

O dinamismo ao acompanhar as rápidas mudanças no conhecimento científico no contexto da saúde aliado da inovação constante sem prejuízo do controle, as parcerias com instituições reconhecidas no desenvolvimento de pesquisas, os investimentos em estrutura e tecnologia sempre precisos e garantindo bons retornos, qualidade dos processos relativos à prevenção de segurança, qualidade do atendimento aos clientes (na minha opinião o principal fator promissor da empresa).

Ainda podemos falar da reputação da organização que foi construída ao longo de muitos anos, proporcionado por esse conjunto de recursos e capacidades citados a cimas, e a meu ver é o ativo mais valioso, raro e difícil de imitar. Então, pelo modelo VRIO, a Instituição apresenta vantagem competitiva sustentável relativamente aos seus principais recursos e capacidades.

2.4) A excelência operacional, aliada a incorporação de novos conhecimentos científicos e o investimento e uso eficaz de novas tecnologias favorecem a inovação segura da HIAE.

A adoção e controle contínuo das melhores práticas em atendimento médico-assistencial garantem ordem aos novos conhecimentos que emergem para situações de inovação. As situações de inovação exigem estabilidade, padronização, controle de processos e protocolos de atendimento. Conforme os membros da organização adquirem experiência com estes processos, os mesmos passam a assimilar as práticas e agir por inércia.

Internamente a instituição implementou uma estrutura matricial que contempla funções corporativas de padronização e controle para a prática médica e a prática assistencial. Já externamente a organização conta com o certificado da ISO e é creditada pela Joint Commission International (JCI).

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

3.1) Uma das vantagens da Marcopolo em relação a seus competidores está na tecnologia de sua produção, além da capacidade empresarial de pesquisar e desenvolver novos produtos o que faz com que a sua marca seja internacionalmente conhecida. Além disso, a grande capacidade para produção de componentes e para montagem gera economias de escala diferenciadas para a empresa. A empresa possui parceria com grandes grupos internacionais como a Volvo e a Scania. Esses “ativos intangíveis” representam vantagens competitivas desenvolvidas no Brasil e são reforçadas no próprio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com