TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova De Markenting

Ensaios: Prova De Markenting. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  1.415 Visualizações

Página 1 de 2

Considerando os conceitos discutidos na Unidade de Aprendizagem de Pesquisa de Marketing, realize uma pesquisa, preferencialmente nos sites de institutos de pesquisa (IBGE, IBOPE, DATAFOLHA, etc.), sobre um tipo de pesquisa de marketing realizado. Em seguida, descreva os aspectos teóricos referentes às etapas do planejamento de pesquisa, como:

(1) Objeto de pesquisa;

O objetivo da pesquisa segundo IBOPE foi “Identificar políticas e programas de ações afirmativas relacionadas à sustentabilidade junto a empresas brasileiras e multinacionais que atuam no Brasil.”

(2) Tipo de pesquisa (quanto ao objeto e quanto aos métodos);

Em relação a profundidade, é uma pesquisa descritiva, ela correlaciona variáveis sobre o tema, quanto a abordagem ela é quantitativa pois submete os dados coletados a análises matemáticas, a mesma é de análise numérica, dedutiva e objetiva e se encaixa em diversos conceitos de pesquisa quantitativa, como a análise por estatística e a pesquisa descritiva.

(3) Método(s) de coleta de dados;

O método de coleta de dados utilizado foi a aplicação de um questionário estruturado através de entrevistas telefônicas.

(4) Informações sobre amostragem, e considerações referentes aos resultados apresentados, e finalmente;

400 pessoas foram entrevistadas, o intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima de 5,5 pontos percentuais para mais ou para menos em relação aos resultados encontrados no total da amostra. Para as considerações finais se destaca o seguinte trecho:

“Hoje cerca de metade das empresas possuem áreas estruturadas e políticas com metas e ações planejadas; 6 em cada 10 declaram ter um plano estratégico de sustentabilidade em suas organizações. (...) 70% afirmam que seus clientes já buscaram informações sobre o engajamento da empresa no tema; essa é uma tendência que deverá se acentuar nos próximos anos; a relação custo-benefício será impactada pela incorporação de valores e práticas relacionadas a sustentabilidade.”

(5) Qual benefício essa informação trará para o mercado. Não esqueça de que deve fazer referência de sua fonte de pesquisa.

Esta é uma pesquisa de alto valor, pois o tema que aborda (sustentabilidade) vem ganhando cada vez mais força nos dias de hoje, principalmente nas grandes empresas. A questão ecológica vem saindo do papel e se tornando uma questão prática, por ser uma necessidade. Tendo em vista que as empresas são uma das maiores poluidoras no planeta, é a partir delas que devem começar os processos sustentáveis, para que toda a população venha a se adequar as novas ideias sustentáveis.

REFERENCIAS

IBOPE [internet]. [acesso em 2013 Abril 30] Disponivel em: http://www.ibope.com.br/

IBOPE [internet]. [acesso em 28 de outubro de 2013] Disponivel em: http://www.ibope.com.br/pt-br/conhecimento/relatoriospesquisas/Lists/RelatoriosPesquisaEleitoral/OPP%20111446%20-%20IBOPE%20Ambiental.pdf

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »