TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a semelhança de sabão e shampoos?

Projeto de pesquisa: Qual a semelhança de sabão e shampoos?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 2

Após ler o texto abaixo, e baseado em seu conteúdo, responder as questões que seguem:

1) Qual a semelhança entre o sabão e os shampoos?

Os sabões, detergentes sintéticos e xampus são formados por ésteres, as gorduras animais e os óleos vegetais que são insolúveis em água. Reagem com soluções alcalinas, de hidróxido de sódio ou potássio, produzindo sabão. Essa reação é um dos mais antigos processos orgânicos conhecidos e utilizados pelo homem, permitindo a conversão de gorduras animais e óleos vegetais em sabão.

2) Porque devemos corrigir o pH dos shampoos?

Como o pH dos cabelos é em torno de 5. O ideal para shampoos é pH em torno de 5 e 6. Pois não houver a correção do pH nos shampoos consequentemente, a cutícula do cabelo ira apresentar um aspecto áspero. Essa aspereza deixa o cabelo sem nivelamento, tornando-o opaco. Repetidas lavagens com xampus levemente alcalinos prejudicarão o cabelo, pois quebrarão cada vez mais ligações dissulfeto, resultando em fios com mais de uma ponta. Em pH 12, uma solução fortemente alcalina, todos os três tipos de ligações são quebrados, ocasionando eventuais quedas de cabelos.

3) Qual a composição básica de um shampoo?

Geralmente, em uma formulação de shampoo temos como composição: um agente de limpeza( ou uma mistura deles), um agente espessante, agente engordurante, emulsioantes, estabilizadores de espuma, agente perolante, agente conservante, essências e corantes e aditivos especiais que conferem características diferenciadas aos shampoos(2)

4) Porque devemos utilizar quelantes nas formulações de shampoos?

Agentes espessantes, agentes engordurantes, estabilizadores de espuma, agentes perolantes, agentes preservantes, agentes conservantes, essências e corantes e aditivos especiais.

5) Como os shampoos limpam os cabelos?

O Shampoo possui, em sua formulação, moléculas de surfactantes. Quando o cabelo está sujo, ele contém óleo em excesso e uma série de partículas de poeira e outras sujeiras que aderem à superfície do cabelo. Esta mistura é, geralmente, insolúvel em água com isso a necessidade de um shampoo para o banho. O surfactante ajuda a solubilizar as sujeiras, e lava o cabelo.

Os agentes de limpeza são usualmente tensoativos aniônicos ou misturas de tensoativos aniônicos e anfóteros. Essas substâncias apresentam a propriedade de abaixar a tensão superficial da água e de outros líquidos, ou seja, diminuem a força resultante de coesão entre as moléculas de um líquido. Apesar de apresentarem uma composição química muito variável, os tensoativos possuem como característica comum o fato de sua molécula conter um componente hidrófobo e outro hidrófilo(2), de tal maneira que, quando dissolvido em água, as extremidades hidrófilas se dirigem para a água e as hidrófobas para as interfaces em questão. Havendo presença de sujeira, este também será envolto por uma película de tensoativo, promovendo a formação de uma micela a qual, a impureza, se desprende do fio de cabelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com