TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual seria a melhor definição para negociação

Artigo: Qual seria a melhor definição para negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Artigo  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

Qual seria a melhor definição para negociação?

Negociação é o meio pelo qual as pessoas buscam o entendimento e/ou o consenso, pode-se caracterizá-la como um simples e breve diálogo com nosso colega de trabalho com o objetivo de alcançar um entendimento, ou até mesmo um longo e complexo processo de conversações entre dois países, envolvendo vários representantes de cada uma das partes.

Quais as variáveis básicas da negociação apresentadas nestes primeiros capítulos do PLT?

As variáveis básicas da são: poder, informação e tempo. Implícitas na negociação, elas podem apresentar-se em conjunto ou até mesmo individualmente.

PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

A grande vantagem de analisar a negociação como um processo de transformação de entradas (estímulos) em saídas (respostas), pois por meio desta visão sistêmica, será possível identificar todos os prováveis elementos que gerariam uma negociação ganha-ganha, de acordo com a situação prática vivenciada pelo negociador. Isto é uma negociação em que ambos os lados devem ganhar, saindo satisfeitos e influenciando os futuros processos de negociação de maneira positiva. Uma transformação de entrada negativa gerará uma saída também negativa, e que como, conseqüência, ocorrerá à quebra relacionamentos. Existem componentes no processo de negociação ganha-perde; (entradas negativas, diferenças individuais e valores pessoais e conflitos). Os negociadores de uma parte poderão manipular o poder e a informação para se colocarem acima de outra parte, a fim de tirar vantagem na negociação, gerando um relacionamento no qual um lado domina o outro. Quanto mais informações as partes tem, mais falsas expectativas, são evitadas e mais próximas se fica de um resultado esperado. De posse de poder de informação, o negociador tem a alternativa de gerar ganhos mútuos ou de levar vantagem e ganhar sozinha a questão. Ausência de participação efetiva esta relacionada com a falta de preparar,ou planejamento por parte dos negociadores. Os limites de uma negociação devem ser cuidadosamente analisados, verificando, como afetarão o processo, uma vez que se trata do momento da ocasião apropriada para realizar uma ação. As saídas negativas de um processo ganham - perde são; (concessões e rendições, decisão imposta, satisfação de uma parte, empate forçado, desacordo.).

Quando duas ou mais partes tem interesses comuns, porém opostos, a melhor alternativa é a resolução por meio do processo de negociação, que poderá ser aplicado quando duas ou mais partes tiverem interesses comuns e não divergentes, e precisarem formalizar uma transação por meio de um contrato ou de acordo formal. Entender o processo de negociação como um sistema de transformação de entradas ( estímulos e as saídas( resposta) sob a perspectiva da visão sistêmica, permite um extenso olhar para o todo, em vez de uma análise particularizadas das partes. A aplicação do processo de negociação pode ser em qualquer situação prática, mas antes de iniciar deve ser verificado; ambiente que esta inserido, visualizar os objetivos do processo, identificar as entradas do processo e administrar o sistema. Com a negociação mais freqüentes, as empresas tiveram de se adaptar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com