TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a estratégia: história, conceito e analogia

Seminário: Qual é a estratégia: história, conceito e analogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Seminário  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 1 - O que é Estratégia: Histórico, Conceito e Analogia

O 1º capitulo do livro atenta para a abordagem e significado da palavra Estratégia. Mostra-se, no entanto no começo do capítulo, que a palavra Estratégia pode ser empregada de diferentes formas por conter distintos significados pelo amplo uso da palavra.

Histórico da palavra

Sendo empregada como disciplina, pode ser considerada atualmente uma etapa do planejamento estratégico. Assim, estratégia corresponde às direções tomadas para serem seguidas pela identificação das qualidades e defeitos da organização.O livro, porém irá abordar um conceito mais amplo de estratégia onde a palavra assume o papel de instrumento na elaboração do planejamento estratégico sendo fruto de processos de pensamento, elaboração, vivência do cotidiano nas empresas, entre outros.

O planejamento nas empresas acompanha o ritmo das mudanças nas organizações e a quantidade de decisões que devem ser tomadas. Um processo decisório planejado agora pode melhorar e prever a melhor decisão futura.

O planejamento, atualmente tem ênfase na estratégia em virtude velocidade das mudanças nas organizações do mundo e do Brasil com destaque para o desenvolvimento da tecnologia, a questão ambiental, a globalização, a crise econômica entre outros fatores. A questão ambiental, por exemplo, é proposta por Ansoff e Mcdonell ( 1993) como uma das crescentes preocupações para a administração estratégica atual em razão da empresa dever se adequar ecologicamente para lucrar e evitar que as mudanças ambientais causem prejuízo futuramente.

O livro refuta a idéia de que só boas idéias são a fonte de sucesso e inovação da empresa. As previsões falhas dos executivos a longo prazo e mudanças ambientais velozes inutilizam os planos anuais ou semestrais das empresas que não acompanham a velocidade dessas alterações. Essa abordagem é chamada de Top-down, ou seja, a previsão de vendas é feita para a soma de todos os itens, sendo então desagregada item a item Além disso, ideias relativamente boas podem acabar ficando somente na teoria.

Dois elementos da estratégia: Conteúdo e processo

A estratégia tratada como disciplina da administração possui dois elementos inseparáveis.

Conteúdo: Tido como o lado racional da estratégia, deve se fixar nas intenções, idéias e articulações que se pretende colocar em prática.

Processo: O lado não racional da estratégia consiste na dinâmica da elaboração e execução da estratégia, atentando à criação de um ambiente ideal à geração dos projetos e ideias da organização.

O autor, porém, ressalta que para fins acadêmicos de estudo, conteúdo e processo são apresentados como partes separadas, mas que na prática são inseparáveis. Alguns modelos de estratégia costumam considerar apenas um dos conceitos. O Modelo de Porter, por exemplo, explora a concorrência destacando cinco forças competitivas: Entrada dos novos concorrentes, Ameaça dos substitutos, Poder de negociação dos compradores, Poder de negociação dos fornecedores, Rivalidade entre os players existentes. Já o modelo de competências essenciais de Prahalad e Hamel (1998) que consiste em identificar e conhecer as competências essenciais para os negócios da organização e desenvolvê-las, tratam mais especificamente os dois conceitos.

Modelos de formulação e implementação da estratégia:

Alta administração.

Implementação: Autoritária

Disseminação da formulação estratégica

Implementação: Descentralizada

A estratégia como dita no inicio do livro pode ter varias concepções diferentes e vários autores a define da formam que acha mais “apropriada”. Para Mintzbeg(1987), “é um processo contínuo de aprendizagem e escolha”. Para outros autores como Slywortzky (1996) a estratégia é um jogo que consiste em interações, regras, papéis e boas jogadas nos negócios e por isso é importante tomar conhecimento do jogo. Há outros autores que buscam na psicologia o significado da palavra.

São várias as analogias que talvez juntas formem uma maior definição do que pode ser exatamente o significado da palavra estratégia. No entanto, as analogias devem ter o cuidado para não serem simplificarem generalizarem demais a palavra.

O processo estratégico, portanto, é formado por mudanças, estratégias e processos decisórios que se prendem a fatores como a questão ambiental, os valores da organização e decisões tomadas visando o futuro.

...

Baixar como  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »