TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a inflação e suas principais causas?

Projeto de pesquisa: Qual é a inflação e suas principais causas?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.382 Palavras (10 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 10

O que é inflação e suas principais causas

A inflação é um processo de elevação de preços que ocorre sempre que há procura maior do que a capacidade de uma economia produzir determinado bem ou serviço. A inflação pode ser de oferta – quando há escassez de produto – ou de demanda – quando a procura é maior do que a quantidade ofertada.

São vários os fatores que causam inflação. Um dos mais importantes é a (a) aproximação entre oferta e demanda agregada. Em outras palavras, quando o consumo interno de um país fica muito perto de sua capacidade produtiva, os empresários podem ter incentivo para aumentar os preços.

Outro processo muito comum é o choque de oferta, que se dá quando algum imprevisto causa queda brusca no volume de produção de determinado bem. Trata-se de ocorrência relativamente comum no setor agrícola, pois, não raro, lavouras são afetadas por problemas climáticos. Contudo, tais declínios acentuados de produção tendem a ter efeito limitado sobre os índices gerais de preço, haja vista que o cálculo de sua variação dá-se sobre uma cesta muito grande de produtos.

O que é taxa de cambio e como ela influencia a balança comercial -

Taxa de câmbio nominal é o preço da moeda estrangeira, em termos de moeda nacional.

A taxa de câmbio é determinada pela oferta e pela demanda. (pág 369)

Taxas de câmbio flutuantes ou flexíveis.

Elevadas taxas de inflação, em níveis superiores ao aumento de preços internacionais, encarecem o produto nacional relativamente ao produzido no exterior. Assim provocam estímulos as importações e desestímulo às exportações, diminuindo o saldo da BALANÇA COMERCIAL (Exportação menos Importação). Isso costuma provocar um círculo vicioso, se o país estiver enfrentando um déficit cambial. Nessas condições, as autoridades, na tentativa de minimizar o déficit, são obrigadas a permitir desvalorizações cambiais, as quais, depreciando a moeda nacional, podem estimular a colocação de nossos produtos no exterior, desestimulando as importações. Entretanto, as importações essenciais, das quais muitos países não podem prescindir, tais como petróleo d derivados, fertilizantes, equipamentos sem similar nacional, torna-se-ão imediatamente mais caras, pressionando os custos de produção dos setores que utilizam mais largamente produtos importados. OcorrePAG. 350

Como a taxa de juros selic influencia os investimentos e o consumo das famílias - Camila

, há quatro canais pelos quais os juros altos prejudicariam a economia:

i) os juros altos desestimulam o investimento, o que, por sua vez, reduz a aumento da capacidade produtiva. Ao final do processo, a economia não cresce e cria-se um círculo vicioso: a baixa oferta provoca mais inflação, que faz os juros subirem mais, que inibe novos investimentos, o que, ao final, leva a taxas de investimento mais baixas;

ii) os juros altos também desestimulam o consumo, porque tornam o consumo presente (em contraposição ao consumo futuro) muito caro. O indivíduo passa a considerar mais seriamente a hipótese de consumir menos hoje e utilizar os recursos poupados (acrescidos dos juros) para consumir mais no futuro. Sem ter consumidores, os empresários decidem reduzir sua produção, e diminuem as contratações. Mais gente sem emprego significa menos consumo, e o círculo vicioso se perpetuaria;

iii) em situações favoráveis no mercado internacional, os juros altos apreciam a taxa de câmbio porque tornam aplicações em títulos brasileiros mais atraentes. A taxa de câmbio apreciada reduziria a competitividade da indústria nacional, prejudicando nossas exportações e emprego;

iv) os juros altos aumentam o custo da dívida. O governo tem então de desviar cada vez mais recursos do orçamento para pagar a dívida, deixando de realizar gastos considerados mais produtivos, seja investindo em infraestrutura, educação ou em programas sociais.

Como a elevação de rendas ocasiona a inflação? O que aconteceu com a renda nos últimos 10 anos?Camila

http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/09/inflacao-oficial-fica-em-025-em-agosto-diz-ibge.html

http://achadoseconomicos.blogosfera.uol.com.br/2014/07/18/em-20-anos-de-real-salario-minimo-subiu-142-acima-da-inflacao/

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/precos/inpc_ipca/defaultinpc.shtm

http://br.advfn.com/indicadores/ipca/2014

1. Como a elevação da renda influencia os investimentos – Larissa.

R: Com mais dinheiro as pessoas podem comprar mais, e investir para melhorar sua empresa, ter custo mais baixo de produção, melhor preço e com isso aumentar suas vendas. Investindo, tem melhor preço, pessoas com dinheiro compram mais e você recupera seu investimento.

2. O que é investimento – Larissa

R: Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infraestrutura) ou seja, em bens de capitall. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou que os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.

O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.

O investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.

3. Como o gasto do governo pode impulsionar o investimento privado fbrf? – Larissa

R: Altas taxas de inflação alteram as expectativas para o futuro, e com isso a decisão de se investir no setor privado. O setor empresarial é bastante sensível a esse tipo de situação, considerando a incerteza dos lucros; e com isso reduz-se os investimentos.

4. Como a elevação do credito pode influenciar a inflação?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com