TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Burocraticas

Casos: Questões Burocraticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  227 Visualizações

1) Se as estruturas burocráticas são problemáticas, por que as organizações as utilizam? Responda e argumente sua opinião com base no material estudado.

Elas utilizam, porque as empresas buscam sempre aprimorar a tecnologia na produção, e o modelo burocrático faz com que o comportamento de seus funcionários seguirem uma linha mais controladora, caracterizando o trabalho com mais impessoalidade dentro das normas da empresa, padronizando as tarefas para um resultado mais expressivo e esperado. As organizações tendem de ser mais hábeis e competentes, no que para os dias atuais, nenhuma empresa pode seguir um trabalho, sendo de porte médio ou grande, sem adotar ao menos um tipo de regra para que uma organização se estabeleça de forma eficaz no que se pede. Mesmo que ainda a estrutura burocrática não garanta que estas terão melhores resultados.

burocracia é uma estrutura social na qual a direção das atividades coletivas fica a cargo de um aparelho impessoal hierarquicamente organizado, que deve agir segundo critérios impessoais e métodos racionais (MOTTA, 1981), por esse motivo são utilizadas pelas organizações. Esta forma de ação pode trazer vantagens como, predomínio da lógica cientifica e metodologias racionais de trabalho, pois a burocracia é um sistema social organizado por normas escritas que visam racionalidade e igualdade. Ao longo dos anos, o conceito de burocracia foi deturpado. Prejuízos e problemas são atribuídos a este conceito, porem não é o excesso de burocracia que prejudica a competitividade, mas o descaso e o abuso do poder dentro da organização burocrática, tanto pública como privada.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com