TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RH Empreendedorismo

Trabalho Escolar: RH Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 3

ROTEIRO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL

Durante a vida profissional, há momentos em que nos sentimos no direito de ser mais valorizados pelo nosso esforço dentro da empresa. Mas assim como tudo na vida, isso não vai cair do céu. Então é nesse momento que precisamos colocar em prática nossas habilidades em negociar.

Mas por mais que tenhamos uma boa relação com nossos chefes, uma negociação trata de dinheiro, e quando o assunto é esse tudo se torna um pouco mais complicado. É necessário que quem deseja um aumento salarial, faça com que essa negociação pareça vantajosa para ambos.

Antes de entrar em uma negociação assim, é necessário ter um planejamento já pronto, com argumentos justos e bem estudados, comparando seus esforços dentro do grupo de trabalho e da capacidade financeira que a empresa tem para oferecer ou não uma melhor remuneração para seus funcionários.

Você estaria preparado para receber uma resposta negativa?

A resposta positiva é esperada, mas nem por isso é certeza que ela virá. Talvez não por causa da falta de argumentos apresentados, mas sim por uma possível indisponibilidade momentânea da empresa em questão.

É nesse momento que devemos estar preparados para aceitar o não. A resposta negativa não deve de forma alguma nos tirar a esperança, muito menos criar um comportamento hostil para com os nossos superiores. Devemos sim nos mostrar confiantes e tentar expor melhor quais as causas de tal pedido.

Qual seria a sua reação?

Manteria-me firme de minhas metas e interesses. Quem luta por direitos, não pede favores. Estou reivindicando aquilo a que todos os trabalhadores têm direito: a manutenção de seu poder de compra. E este poder de compra só se mantém, com a reposição da inflação que corrói os salários. Portanto, o que está sendo negociado é somente a reposição diante da realidade brasileira.

Como administraria a situação?

É de grande importância saber administrar essa situação. A desistência ou a falta de recursos para argumentar pode fazer com o que antes era uma negociação para melhor remuneração, se tornar uma conversa tire a confiança e que fechará portas para oportunidades futuras dentro da própria empresa.

Como em toda negociação, é necessário se por no lugar da outra parte e tentar entender seus motivos. Talvez a resposta negativa seja o reflexo de um mal momento que vive a empresa, e uma demonstração de revolta e impaciência pode causar hostilidade entre o funcionário e a empresa, ocasionando talvez, até o fim de um contrato.

Quais seriam seus argumentos nesta negociação para aumento salarial?

Nesse momento deve-se mostrar o quanto a empresa ganharia com esse acordo. Esse pedido de aumento deve ser fruto de algum atributo novo concebido. Pode ser o tempo na empresa, que no caso de um ano ou seis meses, já seria adequado pedir uma mudança de cargo com uma alta sensível no salarial.

Também não é inconveniente se pedir uma maior valorização quando estou me capacitando para melhorar meu rendimento em meu emprego. Um curso ou faculdade focado em aprender novas habilidades e me aprofundar em minha área de trabalho, é um bom motivo para melhor remuneração, desde que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com