TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROI – RETORNO SOBRE INVESTIMENTO

Resenha: ROI – RETORNO SOBRE INVESTIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Resenha  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 4

ROI – RETORNO SOBRE INVESTIMENTO

ROI é a sigla para Return on Investment, e em português significa Retorno sobre investimento. ROI é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento, e o montante de dinheiro investido, é um termo muito usado em publicidade online. Tem como objetivo, mensurar o resultado do investimento em capacitação e desenvolvimento feito nos profissionais de suas organizações. Desenvolvida pela Du Pont Company é uma técnica de controle global utilizada para medir o sucesso absoluto ou relativo da empresa ou de uma unidade departamental em razão dos ganhos em relação ao investimento de capital.

Em finanças existem três formulações possíveis de taxa de retorno:

• retorno efetivo;

O retorno efetivo serve como medida de avaliação do desempenho de um investimento, aferido a posterior.

• retorno exigido;

A taxa de retorno exigida é a que permite determinar o valor de um investimento.

• retorno previsto;

O retorno previsto serve como medida ante do desempenho de um investimento; é a sua taxa implícita ou interna de retorno, aquela que iguala o valor do investimento do seu preço ou custo.

METODOLOGIAS DE CÁLCULO

O cálculo do ROI possui diversas metodologias, algumas simples, outras nem tanto. Cada metodologia varia em função da finalidade ou do enfoque que se deseja dar ao resultado. A seguir estão algumas das mais conhecidas e facilmente encontradas em livros de Contabilidade, Economia e Finanças :

ROI=(Lucro Líquido÷Vendas)×(Vendas÷Total de ativos)

Representa a relação entre a lucratividade e o giro dos estoques.

ROI=Lucro líquido÷Total de ativos

Representa o retorno que o ativo total empregado oferece. Utilizado geralmente para determinar o retorno que uma empresa dá.

ROI=Lucro líquido÷Investimentos

Representa o retorno que determinado investimento oferece. Geralmente é utilizado para determinar o retorno de investimentos isolados. Invertendo-se a relação

(ROI=Investimento÷Lucro Líquido), obtém-se o tempo necessário para se reaver o capital investido.

Há também a Rentabilidade do Ativo Total Médio ou Taxa de Retorno sobre o Ativo Total Médio ou Taxa de Retorno sobre o Investimento Total

Taxa=[(Lucro Líquido do Exercício)/(Vendas Líquidas)]*[(Vendas Líquidas)/ATM]*100=[(Lucro Líquido do Exercício)/ATM]*100

ATM=Ativo Total Médio=(Ativo Inicial+Ativo Final)/2

O fluxograma acima representa um verdadeiro "raio-x" da empresa em seus aspectos próprios à conquista do retorno de investimento. Podemos acompanhar a evolução do ROI no decorrer dos períodos e analisar as causas e efeitos na rentabilidade da empresa. Se houver, uma variação significante no ROI pode-se visualizar se foi por influência da MARGEM ou do GIRO.

Influência da MARGEM, é porque o lucro desse período oscilou bastante em relação ao montante das vendas (volume, preços). Se, por exemplo, o lucro diminui é porque as vendas diminuíram ou os custos aumentaram, se os custos totais aumentaram, pode-se analisar os principais itens como Custos das Vendas, Despesas Administrativas e de Vendas, Despesas Financeiras, etc. E assim, por diante, detalha-se tanto quanto for interessante.

Da mesma forma, se foi o GIRO que diminui, por exemplo, é porque as vendas diminuíram ou o Ativo aumentou. Se o Ativo aumentou, pode-se analisar quais foram os itens mais importantes: foi o Ativo Circulante o Realizável a longo prazo ou o Ativo Permanente?

Se foi o Ativo Permanente, pode-se detalhar em suas principais contas: Investimentos, Imobilizado ou Diferido. E assim, por diante, nossa análise pode continuar de acordo com nossos interesses.

Apesar da extensão dessas análises, o ROIs/Ativo não é tão relevante quanto outra versão do retorno de investimento: o ROI sobre o Patrimônio Líquido Ajustado, em que o lucro é comparado diretamente com o montante do capital investido.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com